Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 24 de março de 2012

Intoxicação alimentar por carambola é possível?


No verão é comum um consumo maior das frutas. Muitas, além de serem refrescantes e saborosas, são ricas em sais minerais e vitaminas, o que faz muito bem para o organismo. Porém, pelo menos um paciente por mês é atendido no Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente com problemas de intoxicação causados pelas frutas, principalmente a carambola.

“A carambola é uma fruta que contém uma substância tóxica. Pacientes com insuficiência renal não conseguem depurar adequadamente o alimento, podendo se intoxicar com ele”, explica o médico nefrologista Gustavo Navarro Betônico.

Mas o alerta também deve ser voltado a outras frutas e alimentos. Muitos são tóxicos naturalmente, outros se tornam assim pela ação de agrotóxicos e podem ser prejudiciais mesmo para quem não apresenta problemas de saúde. É o caso da maçã, do tomate, da batata e, principalmente, da mandioca.

“Algumas espécies de mandioca, principalmente as cultivadas no norte do país, têm uma substância muito parecida com o cianeto, que foi um veneno usado até um tempo atrás para intoxicações e envenenamento. Esta mandioca, quando não adequadamente preparada e cozida, pode levar à intoxicação”, alerta o médico.

O vendedor de automóveis Jeferson Evaristo ingeriu suco de carambola no começo deste mês e alguns dias depois sentiu a complicação. A carambola possui uma toxina natural que não é filtrada pelo rim. Logo, quem tem problema renal, não pode consumir a fruta.

Ele nem desconfiava que tinha predisposição a ter o problema e passou mal. “Depois de quatro ou cinco dias de ingerir a carambola, tive soluço constante e tudo o que eu comia, vomitava. Tive refluxo e uma esofagite muito forte. Tive até mesmo que fazer endoscopia”, conta o vendedor.

Por causa dos refluxos, Evaristo chegou a emagrecer oito quilos e aguarda o resultado de exames para saber se vai precisar fazer diálise, um processo artificial que serve para retirar e por filtração, todas as substâncias indesejadas acumuladas pela insuficiência renal crônica.

“Estou tomando medicações e remédio para pressão arterial, pois ela foi alterada. O principal problema das intoxicações é este, elas mexem com o organismo e até mesmo com a mente das pessoas”, salienta Evaristo.

Com os cuidados necessários, as pessoas podem e devem ingerir esses alimentos que têm funções que fazem bem à saúde.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário