Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 27 de março de 2012

Pregorexia ou Mommyrexia: A anorexia das mamães


Pesquisas indicam que muitas mulheres experimentam insatisfação com seu corpo e forma no pós-parto. Sabe-se inclusive que a gestação pode se constituir em um fator de risco para o início ou agravamento de um transtorno alimentar.

O termo “pregorexia” já foi usado em publicações internacionais (de pregnancy – gravidez) e também “mommyrexia”, o que seria entendido como “anorexia da mamãe”. Ambos os termos são infelizes, uma vez que rexis significa apetite/desejo no grego e, portanto, apetite grávido ou da mamãe, não faz sentido.

O problema, no entanto, existe e tem sido alvo de discussões, inclusive na mídia. Para complementar esta discussão, o artigo recém publicado "Representations of celebrities’ weight and shape during pregnancy and postpartum: A content analysis of three entertainment magazine websites" ("Representações do peso e forma das celebridades durante a gestação e pós-parto: uma análise do conteúdo de três sites de revistas de entretenimento"; aponta que a experiência das celebridades com a gravidez e a maternidade parecem ser tópicos populares na mídia, e que o foco das publicações leva a expectativas irreais sobre a gestação, uma vez que as comparações levam a insatisfação corporal e estratégias inadequadas para lidar com esta insatisfação.

O estudo conclui que o ganho de peso da celebridade grávida é mais discutido do que o peso dela em si; assim como a perda de peso pós-parto é mais discutida do que o peso pós parto em si. Conclui ainda, que praticamente todos os artigos incluem uma foto da celebridade grávida, com uma mensagem implícita de como deveria ser a aparência de uma gestante “ideal”.

A importância desta discussão, segundo os autores, vai além apenas das mulheres grávidas ou em pós-parto, porque estes “ideais” podem influenciar aquilo que as pessoas consideram como normal e o julgamento que fazem sobre o comportamento e aparência dos outros.

Uma série de publicações da área da imagem corporal discute que a comparação com os outros aumenta a insatisfação corporal. Isto se torna mais problemático nos dias de hoje quando os padrões divulgados como ideais são inatingíveis como nunca. Mas que fique claro; qualquer padrão de beleza é injusto, uma vez que há uma variedade e diversidade enorme de pessoas, biótipos e corpos.

Compare você com você mesmo, com sua própria história e evolução. 

No caso de uma gestação, o adequado ganho de peso deve ser acompanhado por profissional de saúde, utilizando-se do cartão da gestante para seguir as curvas de ganho de peso.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário