Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Os benefícios do uso do óleo de coco


Atualmente muitos conceitos mudaram e as pesquisas tem demonstrado que uma alimentação pobre em gorduras não é o caminho para a prevenção eficaz das doenças cardiovasculares, tampouco o uso intenso e indiscriminado das gorduras tipo Omega 3, 6, 9 irão determinar uma vida saudável.

Em um passado recente a margarina foi difundida como uma boa alternativa para substituir a manteiga, até então tida como um vilão, por ser uma gordura saturada e rica em colesterol. Hoje se sabe que a gordura trans presente na margarina e tão ou mais deletéria a saúde que a gordura saturada.

 
Hoje a gordura em evidência é a do coco, que também no passado, era considerada nociva à saúde por ser saturada, entretanto, apesar de possui ácidos graxos saturados, sua cadeia é média, e de fácil metabolização e baixa oxidação. Vale salientar que o processo de extração deve ser feito à frio, para que sejam obtidos os benefícios relacionados com seu consumo. Melhor explicando, os óleos vegetais são constituídos de ácidos graxos de cadeia longa e ao serem consumidos são armazenados no organismo como gordura corporal.
 
O óleo de coco tende a não ser armazenado e sim usado como energia pelo organismo, resumindo, a gordura de coco é capaz de gerar calor e queimar calorias, favorecendo a perda de peso. Estudos observam que ocorre também redução na gordura abdominal, devido ao aumento do gasto energético associado à presença de substancias que induzem à saciedade. Ele possui a propriedade de aumentar o bom colesterol “HDL”, protege o fígado dos efeitos do álcool e aumenta a defesa imunológica do organismo, além de contribuir no processo de emagrecimento como citado anteriormente.

O tipo de gordura presente no óleo de coco é semelhante ao encontrada no leite materno, conhecido como acido graxo láurico (cerca de 50%), com ação bactericida, antiviral e antiprotozoária, dando assim características antimicrobianas que atuam contra patógenos e preserva as bactérias intestinais benéficas.

Dentre outros benefícios presentes no óleo de coco, podemos citar: propriedades antiinflamatórias (aumentas os níveis de interleucina 10), reduz risco de câncer, regulariza o  ritmo intestinal, atua beneficamente na diabetes, melhora a digestão e absorção de nutrientes,possui ação termogênica, previne a osteoporose, hidrata a pele e possui ação antioxidante (rico em vitamina E).

O óleo de coco é dividido em duas categorias: refinado e virgem. A versão refinada é obtida a partir do coco seco (sem umidade), chamado de copra, e não mantém suas propriedades benéficas. O óleo de coco virgem é obtido, por processos físicos, a partir de cocos frescos (de casca marrom) e úmidos. O alimento passa pelas etapas de prensagem e filtração, preservando seus fitoquímicos naturais. Idealmente, o óleo de coco deve ser comprovadamente virgem e preferencialmente orgânico. Vale salientar que os benefícios estão no óleo de coco virgem.

Diferentemente dos óleos poliinsaturados e insaturados, o óleo de coco é mais resistentes à oxidação e mais estáveis ao calo, sendo uma boa escolha para ser usado na culinária. Além de possuir grande durabilidade e   não necessitar de refrigeração, mesmo depois de aberto a embalagem.

O óleo de coco virgem pode ser utilizado como tempero de saladas, adicionado a “shakes”, misturado em granola, iogurte, salada de frutas, etc. Pode também substituir os outros óleos utilizados na cozinha ou ser empregado em qualquer outro preparo culinário. Pode-se também, tomar direto da colher, após as refeições.

Em caso do uso para emagrecer deve-se consumir 4 colheres de sopa ao dia, caso haja restrição ao uso de gordura a principio deve se consumir ½ colher de sopa ao dia e aumentando a dose progressivamente.

Aprenda como fazer o "Óleo de Coco Caseiro"

Ingredientes

Dois cocos de casca marrom maduros, com muita água
Três xícaras da água dos cocos
Pano (filó ou fralda) para filtrar
Jarra de vidro ou plástico
Vidro de boca larga com tampa
Liquidificador
Garrafa PET limpa (de água mineral)

Modo de fazer

No liquidificador, junte três xícaras de água do coco e a polpa de dois cocos picados. 

Bata por dois ou três minutos no liquidificador, até obter um creme liso. Se ficar muito denso, complete com água filtrada até alcançar uma consistência fina e uniforme. 

Use o tecido para espremer o creme, retirando todo o leite do coco. O bagaço pode ser congelado e reservado para compor receitas de bolos e doces. O leite deve ser transferido para uma jarra de vidro ou plástico. Cubra-a e deixe descansar por 48 horas em local escuro. 

Após 48 horas, transfira o líquido para uma garrafa PET (de água mineral) e deixe em local sombreado, com temperatura em torno de 25ºC. 

Em seis a oito horas, o óleo vai se separar do leite. Ponha a garrafa na geladeira por três horas. O óleo vai se solidificar. Deite a garrafa e corte o mais rente possível da linha do óleo, facilitando sua retirada. 

Coloque o óleo solidificado em um vidro de boca larga, com tampa. 

Quando olhado contra a luz, o óleo vai ter uma coloração amarelada, que é o tom natural do óleo virgem de coco. O produto ficará líquido em temperaturas acima de 27ºC. Ele não necessita de refrigeração e tem duração de dois anos.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário