Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Chá Verde


O Chá Verde é obtido das folhas da planta Camelia sinensis. Suas propriedades são conhecidas há mais de 4000 anos pela medicina oriental. Nele encontramos algumas vitaminas, minerais e principalmente compostos fenólicos, que vêm despertando interesse científico. 

Pesquisas demonstraram que os polifenóis presentes no Chá Verde são antioxidantes com um efeito até 5 vezes maior do que outras substâncias antioxidantes.

Chá verde x câncer

O chá verde contém grande concentração de EGCG, um poderoso antioxidante. Os antioxidantes combatem os radicais livres, que quando produzidos em excesso, podem desencadear doenças como o câncer. Estudos têm demonstrado que a EGCG pode retardar o crescimento de células cancerosas. 

Também tem sido mostrado que seu consumo pode reduzir a reincidência de certos tipos de câncer. 

Uma das formas de uso da Camelia sinensis é na forma de chá, preparando uma infusão com suas folhas.

Como preparar o chá: aqueça água filtrada (não ferver a água). Adicionar de 1 a 2 colheres de chá da planta para 1 xícara de água (180ml). Deixar em infusão, abafada, por cerca de 10 minutos. Coar e consumir na temperatura que desejar. 

Dica da nutricionista: a vitamina C melhora a absorção dos antioxidantes, para isso, esprema um limão ao chá.

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário