Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Descarte de óleo


fritura é uma forma de preparação rápida que confere aos alimentos características únicas de aroma (contestável), sabor e palatabilidade. Por isso, mesmo não sendo saudáveis, os alimentos fritos são tão consumidos.
Mas além do prejuízo à saúde, temos um problema ambiental com o seu consumo, que está relacionado ao descarte do óleo utilizado para este fim.


Você sabia que, quando jogado nos ralos ou lixo comum, este óleo se torna omaior poluidor de águas, doces e salgadas, do Brasil?
Para se ter uma ideia, apenas 
um litro de óleo é capaz de poluir até 20 mil litros de água!
Isso porque ele é menos denso que a água e forma, em poucos dias, uma fina camada sobre a superfície, o que bloqueia a passagem de ar e luz, 
impedindo a respiração e a fotossíntese.


E este é só um dos problemas.
Quando jogado na pia, permanece retido no encanamento, atraindo ratos, por exemplo, e ainda causa o entupimento das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico.
Se ele chega aos rios e mares, sem ser devidamente tratado, os problemas citados anteriormente causam danos à fauna aquática, provocando a morte de diversas espécies.
No caso do óleo ser despejado diretamente no solo, a impermeabilização da terra é o primeiro resultado dificultando, assim, a passagem da água de chuva e propiciando enchentes. Mas ainda pode entrar em decomposição, soltando gás metano durante este processo e causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.
Então como resolver o problema?


Há quem fale em colocar o resíduo dentro de uma garrafa plástica e jogá-la no lixo. No entanto essa não é a melhor solução, pois, em caso de vazamento, o resíduo pode contaminar do mesmo jeito.
O fato é que não existe um modelo de descarte ideal para o óleo usado. De acordo com o site Akatu, seja misturado ao lixo orgânico, seja jogado no ralo, na pia ou na privada, o produto vai custar caro ao meio ambiente.

O que nos resta é buscar caminhos para minimizar este problema.
O ideal é fazer a doação dos resíduos
(Pessoas da Unicamp, é possível fazer o descarte no 
Laboratório de Óleos e Gorduras, na FEA!) 
Armazene o óleo em garrafas PET, e quando reunir uma quantidade significativa, procure um posto de coleta mais próximo. Existem cooperativas que trabalham exclusivamente com o óleo de cozinha, transformando-o embiodiesel ou sabão. Vou deixar aqui locais de descarte, mas se você não encontrar nenhum próximo à sua casa, faz uma busca no Google. 


Jamais despeje o mesmo na pia, nos esgotos ou em terrenos baldios! 
E, se possível, conscientize às pessoas à sua volta, 
pois isso é questão de cidadania!
Vale ressaltar que, além de possibilitar uma saída ecológica para o óleo, você também estará apoiando boas iniciativas e gerando empregos e rendapara um importante segmento social: os catadores. Podemos citar como um exemplo, o PROVE, no Rio de Janeiro, que você pode saber mais aqui.


Mas você também pode fazer seu próprio sabão (veja aqui a receita). Apenas use os equipamentos de segurança necessários e não faça na presença de crianças, pois a soda cáustica é um produto perigoso!
E mesmo que você não anime de fazer, sempre tem alguém precisando da doação de óleo para este fim!

Aqui alguns endereços de cooperativas que encontrei. E se você conhece algum ponto de coleta em sua cidade, deixe o endereço nos comentários. Vamos disseminar está prática!



Fonte: Blog Prato do Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário