Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O que comer após a atividade física?


A alimentação desempenha importante papel na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo. Estes nutrientes irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar. 
A hipertrofia muscular ou o ganho de massa muscular está entre os principais objetivos dos praticantes de atividades físicas. Além de seguir a rotina de treino, orientada por um profissional, uma alimentação equilibrada é fundamental para garantir o adequado aporte de nutrientes e potencializar os resultados desejados. 
Após a realização do exercício é importante repor a energia que foi gasta durante a atividade bem como auxiliar na recuperação/reparo da musculatura.
O carboidrato é fundamental para a prática de atividade física, pois gera glicose que fornece energia ao organismo. Após a atividade o consumo de carboidratos contribui para que a recuperação muscular se torne mais rápida, preparando o músculo para atividades subseqüentes.
Arroz integral, massas integrais e pão integral são boas opções de alimentos fontes de carboidratos. Após a atividade eles podem ser utilizados em refeições para auxiliar na reposição de energia. Opções são: sanduíche com pão integral com queijo branco ou tofu, massa integral com molho de tomate e arroz integral com oleaginosas. 
A granola a aveia e o mel também são boas opções de alimentos fontes de carboidratos. Opções de preparações são: iogurte natural com granola e mel, frutas in natura com aveia e mel. 

As proteínas são de extrema importância para aqueles indivíduos que buscam ganho de massa muscular, já que é utilizada para a síntese protéica que ocorre no período pós-atividade física. Durante o exercício ocorrem lesões nas fibras musculares que precisam ser reparadas, fornecendo a quantidade necessária de proteínas pode-se acelerar o reparo muscular e favorecer o aumento de massa muscular. 
A quinua, o amaranto e a soja são excelentes fontes de proteínas vegetais de alto valor biológico. Podem ser usados cozidos e adicionados em saladas ou ainda misturados com o arroz integral. A quinua e o amaranto em flocos podem ser usados em iogurtes e frutas. 
As oleaginosas também são boas opções de proteína vegetal, pode ser feito um mix com nozes, amêndoas, castanha de caju, castanha do Brasil, amendoim e pistache para consumir após a atividade física. Elas podem ainda ser adicionadas em diversas preparações, em saladas, massas e arroz de forno. 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário