Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 28 de abril de 2013

Ácido Úrico, o novo vilão


O aumento do ácido úrico no sangue, chamado de hiperuricemia é um problema metabólico que se tem tornado cada vez mais comum nos últimos anos. Há mais de um século que se tem conhecimento da associação da hiperuricemia com outras doenças como hipertensão, doença renal crônica, aumento das gorduras no sangue (colesterol, triglicerídios, etc) e doença cardiovascular.
Até poucos anos atrás se acreditava ser um encontro casual a hiperuricemia e essas outras doenças citadas acima, mas uma nova visão do comportamento do ácido úrico em nosso organismo demonstra que o urato sérico é um fator de risco independente para o desenvolvimento daquelas doenças e possivelmente da síndrome metabólica.
A figura clássica do paciente com gota úrica é a de um homem de meia idade, obeso, glutão e com abuso de bebidas alcoólicas. Esta pessoa também apresenta comumente hipertensão, doença renal, diabetes mellitus e uma predileção por outros problemas vasculares como doença coronariana e AVC (acidente vascular cerebral), embora isso não seja uma norma para todos pacientes.
A incidência de hiperuricemia tem aumentado de forma constante na população mundial nos últimos 40 anos. A avaliação do ácido úrico deve ser parte da avaliação laboratorial de rotina.
Fonte: Busca Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário