Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 7 de abril de 2013

Soja, um alimento completo


Quer ficar em forma e com a saúde em dia? Alimente-se de soja. Rico em fibras, o grão estimula o metabolismo, acelerando a queima de gordura e fazendo com que a perda de peso seja mais rápida. Sendo assim, a digestão de alguns alimentos se torna mais lenta, aumentando a sensação de saciedade. Fonte de proteínas, carboidratos, antioxidantes, ácidos graxos, vitaminas e minerais, ela também atua na prevenção de várias doenças.
Além de ajudar no processo de emagrecimento, a soja traz diversos benefícios à saúde. Pesquisas recentes comprovam que a inclusão desse alimento na dieta pode proporcionar uma vida muito mais saudável. A soja contém ácidos graxos insaturados, que faz com que ela ajude na prevenção de doenças crônico-degenerativas, e é uma excelente fonte de minerais como ferro, potássio, fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B.
E não para por aí. Em sua composição estão presentes as isoflavonas, uma substância semelhante ao hormônio estrógeno que inibe e previne a osteoporose e o aparecimento de vários tipos de câncer, e ainda amenizam os desagradáveis sintomas da menopausa e da TPM. Orientais têm menor incidência de câncer justamente por causa do consumo de isoflavonas, presentes no vegetal.
Vale ressaltar que um único alimento não é capaz de prevenir sozinho o aparecimento de doenças. O consumo de um alimento funcional, aliado a uma dieta saudável e outros hábitos como a prática de esportes são importantes passos para a manutenção da saúde.
Você pode consumir a soja in natura na forma de grãos, queijo (tofu), molho, farinha, óleo, carne, entre outros. É só usar a criatividade na hora de preparar o prato. Ela também é comercializada em cápsulas ou em pó. Mais atenção, mesmo sendo natural, não se deve ingerir os produtos sem o controle médico.
Fonte: Toda Vida Nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário