Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 24 de janeiro de 2015

Abuse das saladas!

Nutricionista dá dicas de como deixar seu prato mais nutritivo.


Abuse das saladas

Verão combina com boa forma, que combina com alimentação saudável. Para perder aqueles quilinhos a mais na estação em que mais mostramos o corpo, as saladas são fundamentais para a dieta.

Além de serem leves e refrescantes, elas são ricas em nutrientes, o que faz toda a diferença. Para falar mais sobre as saladas e suas propriedades, a nutricionista Cintya Bassi fala um pouco mais sobre os ingredientes que não podem faltar. Confira:
Folhas verdes
A base da salada deve ser de folhas verdes, como alface, agrião, rúcula entre outras.
Essas folhas são importantes principalmente por serem fontes de vitaminas e minerais. Para agregar valor nutricional ao prato, você pode acrescentar alimentos como frutas, linhaça, chia, quinoa e até temperos como o alho.
Alimentos funcionais
Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde. Um exemplo é a soja que ajuda a manter o equilíbrio hormonal das mulheres na fase da menopausa e contribui para a redução de colesterol. O alho é outro alimento que auxilia na manutenção da pressão arterial. Já o tomate possui ação antioxidante, prevenindo doenças como o câncer de próstata.
Legumes
Uma boa pedida para turbinar a salada e ajudar na sensação de saciedade. Assim como as verduras, os legumes são fontes importantes de nutrientes que vão além de vitaminas e minerais e encontram substâncias específicas de cada um, como é o caso da cenoura que possui ação antioxidante e é rica em pectina, fibra solúvel que auxilia no funcionamento intestinal.
Podemos incluir também opções como, a abóbora, berinjela, palmito, pimentão, batata, abobrinha e nabo.
Sabores agridoces
As frutas são essenciais para a saúde, já que possuem nutrientes capazes de fortalecer o sistema imunológico, auxiliam na prevenção de doenças e envelhecimento do organismo além de contribuírem para o funcionamento adequado do intestino.
As mais cotadas são o tomate, manga, maçã, abacaxi, morango, laranja e suco de limão. Algumas receitas podem utilizar as frutas oleaginosas como castanhas e nozes, que embora saudáveis, possuem valor calórico mais elevado.
Proteínas
Se a opção for buscar um prato único que agregue todos os nutrientes importantes, a proteína deve fazer parte e é fácil incluí-la na salada adicionando, queijos, molhos a base de iogurte, frango, ovos, ou ainda leguminosas como grão de bico e soja. Busque opções como queijos magros (ricota e frescal) para tornar o prato menos calórico.
Fontes de cereais
Os que combinam mais com a dieta são: milho, grão de trigo, amaranto e arroz selvagem. Devido ao teor de carboidrato, esses alimentos possuem teor calórico moderado e devem ser consumidos de forma balanceada.
Já as castanhas, que são fontes de gorduras do bem são conhecidas especialmente por serem fontes de gorduras boas. Lembrando que os nutrientes diferem de acordo com o tipo de castanha (Pará ou Cajú).
Nozes, amêndoas e avelã, também podem ser incluídas. Sendo a amêndoa e a avelã as que possuem menor valor calórico.
Agora que você já sabe os nutrientes que compõem os diferentes ingredientes das saladas é só montar a sua e começar já a ter uma vida mais saudável.
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário