Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Descubra sete benefícios do leite de amêndoas


Muito se tem falado sobre o leite de amêndoas, mas pouco se tem ouvido sobre os reais benefícios desse produto. Substituto ideal do leite de vaca, o de amêndoas é indicado para quem tem intolerância a lactose, quer manter o peso controlado e também para quem quer prevenir doenças cardiovasculares. De fácil e rápido preparo, ele só tem uma desvantagem: não fornece mais proteína ou cálcio que o leite comum. Por este motivo, é bom conversar com um nutricionista antes de inseri-lo na dieta. Mas em contrapartida existem muitos benefícios. Confira alguns!

1. Fácil de fazerO leite de amêndoas é de rápido e fácil preparo (confira receita abaixo). Leva apenas dois ingredientes e fica pronto em poucos minutos. Existem as versões prontas, mas ao prepara-lo em casa não é necessário colocar conservantes.

2. Não contém lactoseDe acordo com dados do Ministério da Saúde, cera de 20% da população tem intolerância à lactose. Isso significa que elas têm dificuldade em digerir o açúcar do leite de vaca. Por não ter lactose, o leite de amêndoas é um substituto adequado ao comum.

3. Mantém os ossos fortesApesar de não oferecer mais cálcio do que o leite de vaca, o leite de amêndoa oferece 30% da quantidade diária recomendada, bem como 25% da quantidade recomendada de vitamina D. Isso reduz o risco de artrite e osteoporose e melhora a sua função imunológica. Além disso, esses dois nutrientes trabalham juntos para fornecer a saúde dos ossos e formação de dentes.

4. Ajuda a controlar o peso
Isso mesmo! Ele ajuda a perder ou manter seu peso ideal. De acordo com estudos, uma xícara de leite de amêndoas contém apenas 60 calorias, em oposição a 146 calorias de leite integral e 86 calorias do desnatado. 

5. Mantém o seu coração saudávelO leite de amêndoas não possui nenhum colesterol ou de gordura saturada. Também é baixo o teor de sódio e é rico em gorduras saudáveis como os ácidos graxos e ômega, normalmente encontrados em peixes. Isso ajuda a prevenir a pressão alta e doenças cardíacas.

6. Mantém a sua digestão em dia
Bom para quem sofre de dispepsia, pois facilita a digestão, o leite de amêndoas também combate a prisão de ventre. Ele contém cerca de um grama de fibra por porção, o que é importante para a digestão saudável.


7. É delicioso
O leite de amêndoas não tem gosto de leite de vaca, sendo assim é perfeito para aqueles que não gostam do sabor. Além disso é delicioso e versátil. Você pode usá-lo em receitas que necessitam de leite, ao invés de usar o integral. O leite de amêndoa não terá o mesmo sabor, mas terá a mesma consistência.

Receita:

Ingredientes:
1 copo de 200 ml de amêndoas crua
4 copos de 200 ml de água*
*quem gosta do leite mais consistente, deve colocar menos água. Quem gosta de menos consistente, deve colocar mais água

Modo de preparo:
Lave as amêndoas, deixe de molho de um dia para o outro com água cobrindo ou guarde na geladeira por mais dias. Escorra a água que ficou de molho, retire a película (opcional) e bata no liquidificador com a água. Coe em um pano fino. Se não for consumir na hora, deve-se guardar o leite fresco e dura 3 dias na geladeira. Rende até 1,5 litros de leite de amêndoas.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário