A berinjela é um item indispensável na cozinha: serve para incrementar os pratos ou como estrela do principal, além de trazer benefícios incríveis para a saúde. Confira as dicas da nutricionista Paula Castilho, da rede de produtos naturais Nação Verde, para consumir o vegetal e aproveitar cada pedacinho:
Reduz o colesterol
Graças ao alto teor de fibras e antioxidantes do vegetal, o suco e a farinha de berinjela ajudam a diminuir os níveis de gordura no sangue, como o colesterol e os triglicerídeos.
Emagrece
Além de fibras, que diminuem a fome, a berinjela é composta de 92% de água - o que a torna um poderoso diurético, capaz de acabar com o inchaço. O alimento tem também saponina, substância que quebra as moléculas de gordura e impede o organismo de absorvê-las.
Alivia as dores articulares
A berinjela diminui o nível de ácido úrico, que pode causar esses incômodos.
Regula o intestino
Suas fibras diminuem o desconforto causado pela prisão de ventre. Mas é preciso beber, no mínimo, 1 litro de água por dia. Hidratadas, as fibras facilitam a evacuação.
Previne problemas no coração
O consumo de flavonoides, responsáveis pela cor arroxeada da berinjela, afasta os males cardíacos. O potássio do vegetal controla a pressão arterial, diminuindo o risco de hipertensão.
Evita a osteoporose
Ela é fonte de manganês, potássio, magnésio e cobre, que mantêm os ossos fortes.
Protege o cérebro
Com muitos antioxidantes, o alimento ajuda a manter as funções cerebrais sempre em ordem.
Combate a celulite
O vegetal tem substâncias anti-inflamatórias, que reduzem os furinhos.
Dica: a berinjela absorve muita gordura, evite prepará-la frita. O ideal é consumi-la crua, grelhada ou assada.
Fonte: INGR
Nenhum comentário:
Postar um comentário