Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Eliminar o glúten não é opção saudável para emagrecer

Proteína só deve ser cortada por quem tem alergia a ela.


Eliminar o glúten não é opção saudável para emagre

Há tempos o glúten ganhou destaque, mas nada positivo. Ele foi apontado por muitos como vilão da alimentação, além de ser um dos responsáveis por dificultar o emagrecimento.

Mas nem sempre cortar o glúten, presente em diversos alimentos do cardápio, é a melhor solução para emagrecer de forma saudável e definitiva.
Segundo Fernando Chueire, médico nutrólogo e diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), só existem vantagens em eliminar o glúten se a pessoa possuir doença celíaca. "A dieta deve ser prescrita para aqueles que apresentam intolerância à proteína depois de um diagnóstico médico. Os pacientes que têm essa doença apresentam melhoras nos sintomas relacionados ao aparelho gastrointestinal", explica.
Quem não possui intolerância e passa a eliminar o glúten do cardápio pode sofrer consequências na saúde. "Parar de consumir todos os alimentos derivados de trigo, cevada, centeio e aveia torna a alimentação muito monótona pela restrição das opções que são frequentemente utilizadas no cotidiano", afirma o especialista. Sem um acompanhamento médico, as pessoas podem deixar de consumir nutrientes essenciais para manter a saúde equilibrada.
Segundo o especialista, a rápida perda de peso e das medidas nem sempre está diretamente ligada à retirada da proteína e sim à redução do consumo diário das calorias. Como a maioria dos alimentos derivados do glúten trazem carboidratos com alto valor calórico, a exclusão apenas faz com que o ganho das calorias seja menor. A perda de peso que pode ocorrer nas pessoas que retiram o glúten da alimentação se deve ao fato de que, com isso, elas passam a ingerir diariamente uma menor quantidade de calorias diárias.
Depois de perder os quilos indesejados, algumas inserem o glúten novamente à dieta, e isso pode influenciar o ganho de peso. "Se eliminar o consumo de glúten, com restrição na ingestão dessas calorias especificamente, após o término da dieta, a pessoa pode ganhar peso em tempo indeterminado", pontua. O mais indicado para quem quer eliminar os quilos indesejados é manter uma dieta saudável, equilibrada, sem restrições e com acompanhamento profissional.
O glúten geralmente é encontrado em cereais como trigo, centeio, malte, cevada e aveia, e está presente em todos os alimentos produzidos com essas matérias-primas, entre eles pães, massas, bolos, bolachas, cereais e, até mesmo, cervejas.
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário