Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Receita - Mousse de Tomate Seco



Ingredientes:
- 400g de tofu
- 1 xícara de tomate seco picado
- 1 colher de sopa de salsa picada
- 1 colher de sopa de cebolinha picada
- 1 colher de chá de orégano
- 1 colher de chá de mostarda
- 1 colher de chá de shoyo
- 1 envelope de 5g de Agar Agar
- 200 ml de água fervendo

Modo de preparo:
Bata no liquidificador: o tofu, o tomate seco, a salsa, a cebolinha, o shoyo, o orégano e a mostarda. Reserve. Em uma panela, dissolva o agar agar na água e deixe ferver durante 3 minutos. Em seguida, adicione a mistura do liquidificador e bata mais um pouco. Disponha a mousse em uma forma untada com um pouco de óleo de peixe. Gelar por aproximadamente 6 horas. Desenforme e sirva.

Fonte: A Nutricionista

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Receitas para Hipertensos


Hipertensão

A hipertensão arterial ou “pressão alta” significa que a pressão arterial está acima do normal (superior a 140×90mmHg) e ocorre quando o sangue exerce muita força sobre as paredes dos vasos sanguíneos. Essa força normalmente é medida por um aparelho conhecido como tensiômetro.

As causas da hipertensão são advindas de vários fatores como, por exemplo, pré-disposição genética, doenças renais e principalmente de hábitos de vida e alimentares da atualidade. Sendo assim alguns cuidados específicos devem ser tomados pra que não haja o agravo da doença ou, para quem não a possui, não venha a desenvolvê-la.Tabagismo

A hipertensão não tem cura, mas há alguns cuidados que podem evitar o seu agravo como evitar o ganho de peso: evitar comidas gordurosas, abandonar o álcool e o tabagismo, evitar stress e nervosismo e por último, o mais conhecido fazer uso de pouco sal na comida. Lembrando que o sódio é que realmente deve ser evitado e este se encontra tanto no sal de cozinha como em temperos prontos industrializados, linguiças e enlatados.

Esses cuidados são úteis para manter o seu controle e, com uma boa alimentação que deve ser realizada da forma adequada, seguindo, sempre que possível, a orientação de um nutricionista e do seu médico, e utilizando regularmente os medicamentos em casos específicos, essa hipertensão poderá ser controlada. O sal e o coração

A seguir você pode conferir algumas receitas gostosas e saudáveis, que podem lhe ajudar no controle da sua pressão arterial.

Peixe Grelhado com Alecrim
Ingredientes:
1 Kg de Filé de peixe
1 col. sopa rasa de Alecrim fresco
20 col. sopa cheia de Farinha de trigo
1 e ½ col. de sopa de Margarina s/ sal
5 Limões

Modo de preparo: Temperar o peixe c/ limão. Reservar. Em um prato, misturar a farinha e o alecrim. Passar o peixe nessa mistura e grelhar.

Salada Catalan
Ingredientes:
4 cenouras médias de Cenoura
2 maçãs médias de Maçã
1 copo cheio de Uva Passas
1 xícara de chá de Iogurte natural
1 Limão

Modo de preparo: Higienizar, descascar e ralar a cenoura e a maçã. Colocar a maçã de molho em água com limão. Misturar a cenoura, maçã, as passas e o iogurte natural.

Jardineira de Legumes
Ingredientes:
8 unidades de Vagem
1 Chuchu
2 Cenouras grandes
1 Beterraba média ralada
Salsa e cebolinha a gosto
Óleo vegetal para untar
2 col sobremesa de Margarina de milho sem sal
1 dente grande de alho
1 xícara de cebola ralada

Modo de Fazer: Lave bem os legumes e corte em quadradinhos, com exceção da beterraba que depois de higienizada deve ser ralada.
Cozinhe “al dente” os legumes, escorra-os. À parte, coloque numa panela a margarina, o alho e a cebola, frite-os, daí então coloque os legumes cozidos sem mexer muito por uns dez minutos. Coloque então num pirex untado e salpique com a salsa e a cebolinha e a beterraba ralada. Coloque no forno por aproximadamente 10 minutos. Sirva quente.

Taça de Frutas
Ingredientes:
3 morangos grandes
1 kiwi grande
1 manga pequena
1 maracujá pequeno com semente
1 col sopa de açúcar refinado
4 col sopa de iogurte desnatado
Modo de Preparo: Lavar os morangos, manga e descascar o kiwi. Cortar a metade em cubinhos. Colocar na taça. Misturar ao iogurte o açúcar e adicionar por cima das frutas picadas. Dispor por cima do creme pedaços das frutas e regar com suco de maracujá com as sementes e açúcar.

Sanduíche de Rúcula
Ingredientes:
1 col. sopa de ricota passada pela peneira
1/2 cenoura ralada
2 col sopa de tomate picado
Cebola ralada à gosto
3 col chá de maionese baixo colesterol e baixa caloria
2 fatias de pão integral
Folhas de rúcula a gosto
Modo de Preparo: Junte a ricota, a cenoura, o tomate, a cebola, e a maionese e misture bem. Espalhe em cada fatia de pão, uma camada generosa deste recheio. Coloque folhas de rúcula e tampe com outra fatia de pão. Corte o sanduíche ao meio e decore a gosto.

Fonte: A Nutricionista

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Licopeno: um benefício para o nosso organismo

licopeno

LICOPENO UM BENEFÍCIO PARA O NOSSO ORGANISMO!!!
Encontrado principalmente nos tomates, o licopeno é um carotenóide na qual dá a cor vermelho para o tomate, goiaba, melancia e outros alimentos. Esse antioxidante quando é absorvido pelo organismo, ajuda impedindo e reparando danos às células na ação dos radicais livres.
É uma substância famosa por prevenir câncer de próstata, e também por afastar riscos a doenças cardiovasculares.
Recomenda-se consumir pelo menos 1 (um) tomate, 3 (três) vezes por semana, pois ao adotar esse hábito ele ajuda a prevenir tumores e reduzir as taxas de colesterol no organismo. Previne também a formação de placas de gordura nas artérias, ajudando assim o sangue circular e com isso há uma redução nos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.
O licopeno ajuda a retardar também o envelhecimento das células e pode assim proteger contra os danos causados pelos raios ultravioletas. Essa substância se torna ainda mais eficiente quando o tomate é cozido. Por isso recomendamos os molhos de tomates naturais.
Algumas pesquisas dizem que o tomate pode reduzir em até 50% o risco de câncer de próstata, mas o licopeno também tem possibilidades de atuar contra tumores de esôfago, pele e pulmão.
O tomate também oferece potássio, vitamina A, fibras e ácido fólico. Esses nutrientes são importantes para o equilíbrio do organismo, já que ajudam na boa digestão, preservando a saúde do sistema nervoso e dos músculos, melhorando a aparência da pele e prevenindo problemas cardiovasculares.
Ao aquecer o tomate e regar com um fio de azeite, a absorção e a ação benéfica do licopeno tem mais eficácia. Mas ao optar pelo alimento cru em saladas e outros pratos, o organismo ganhará uma boa dose de vitamina C, nutriente este que acaba contribuindo com a proteção contra as doenças cardiovasculares.
A quantidade de licopeno encontrado em produtos processados depende das condições de processamento e composição dos alimentos de origem. Os níveis de licopeno nos produtos processados são mais elevados do que os encontrados nos alimentos crus, pois essa concentração do produto há no processamento do mesmo, como por exemplo, na pasta e no purê de tomate.
A cada 100g de tomate maduro podem fornecer até 20mg de licopeno. O suco de tomate tem cerca de 150mg de licopeno/litro e o catchup tem cerca de 100mg/kg do produto. Cerca de 30mg da substância (também encontrada na goiaba, pimenta e pimentão vermelhos, morango e melancia) já é capaz beneficiar a saúde do nosso organismo.

PATÊ DE TOMATE COM AZEITONAS
Ingredientes:
- 3 tomates sem pele e sem sementes
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- ½ xícara (chá) de azeite
- Sal, cheiro verde, pimenta do reino à gosto
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 1 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas

Modo de Fazer:
No liquidificador, bata os tomates, ½ xícara (chá) de leite, a cebola e o alho. Em uma panela, coloque o azeite, os ingredientes batidos, sal, cheiro verde, pimenta do reino e o amido de milho dissolvido no restante do leite. Leve ao fogo, mexendo sempre, até cozinhar e engrossar. Retire do fogo e misture as azeitonas. Sirva gelado, acompanhado de torradas.

Fonte: A Nutricionista

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O Roxo para o nosso organismo



Alimentos de coloração arroxeada, como uvas, ameixas e açai, são ricos em antocianinas, flavonóides com ação anticancerígina, antienvelhecimento e que inibem a formação de coágulos no sangue. Cada fruta oferece ainda nutrientes em diferentes quantidades.

PROTEÇÃO NOS CACHOS
A composição da uva se modifica conforme a variedade. A principal diferença é a coloração: o que muda é o teor de antocianinas, presentes em grande quantidade na casca de uvas roxas. Por isso, o ideal na hora do consumo é não dispensar as cascas repletas de nutrientes.
Além da antocianina, as uvas de tons roxos possuem um dos mais poderosos antioxidantes: o resveratrol. A substância controla as taxas de colesterol e protege o coração contra danos causados pelo envelhecimento.

MAIS ENERGIA
Famoso por fornecer muita energia, o açaí, é uma fruta típica do Brasil, produzida na região amazônica. É rico em proteínas, fibras e lipídeos. Possui vitaminas C, B1 e B2, boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.
No mercado, é mais comum encontrar a polpa congelada da fruta, já que fermenta rapidamente. O açaí foi escolhido por aqueles que praticam exercícios físicos devido à combinação de nutrientes: é rico em carboidratos, fonte primária de energia para o corpo, e fornece proteínas, que não podem faltar para a formação e manutenção da massa muscular.
Por conter boa qualidade de gorduras, deve ser consumido com moderação por quem se preocupa com o peso. Porém, uma boa notícia: a maior parte delas é do tipo poliinsaturada, que controla as taxas de colesterol. Essas gorduras, aliadas às antocianinas presentes em peso no açaí, melhoram a circulação sanguínea, prevenindo problemas cardíacos.
Rica em fibras, a ameixa já se tornou um popular remédio contra a prisão de ventre. As fibras, em especial as insolúveis, tornam o bolo fecal mais macio e com maior volume, ajudando no funcionamento normal do intestino.
A propriedade laxante da fruta também se deve a um tipo de açúcar chamado sorbitol, que estimula as funções digestivas. Porém, produtos dietéticos que contenham essa substância devem ser consumidos com moderação, pois o sorbitol em excesso pode causar diarréia.

APROVEITAR ATÉ A CASCA
Há quem não deixe de lado o hábito de consumir jabuticaba direto do pé, em vez de comprá-las no mercado. E fazem muito bem, como a fruta é rica em açúcar e pode fermentar rapidamente, o melhor mesmo é consumi-las recém-colhida. A polpa oferece fósforo, ferro e vitamina C e do complexo B.
Por outro lado, existe também o hábito de consumir somente a polpa e descartar a casca. O que muitos não sabem é que estão jogando fora uma boa dose de substâncias que fazem a diferença na saúde.
A casca contém antocianina que pertence à classe dos flavonóides e combate os radicais livres, principais causadores do envelhecimento celular. Também está presente na casca uma forma solúvel de fibra, a pectina, que retém água, glicose, colesterol e gorduras em geral quando chega ao intestino.
Dessa forma, pode controlar diabetes, dislipidemia (aumento das taxas de gordura no sangue) e até obesidade.
Para aproveitar todos os benefícios, é possível utilizar a casca da jabuticaba em sucos naturais. Basta usar a criatividade, batendo no liquidificador com abacaxi, limão, maçã, etc.

Recomenda-se UVAS: 1 cacho pequeno por dia ou 1 copo (250 ml) de suco concentrado, sem açúcar; AÇAÍ: 1 copo (250 ml) de suco ou 1 tigela pequena da polpa, em dias alternados da semana; AMEIXA: 2 a 3 unidades ao dia, 3 vezes por semana; MIRTILO: ½ xícara (chá) em dias alternados da semana;JABUTICABA: 1 copo (250 ml) de suco ou 1 xícara (chá) da fruta fresca por dia.

Fonte: A Nutricionista