Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cabelos nutridos de dentro para fora


Que todas as mulheres querem ter um cabelo brilhoso e radiante, não é novidade! O que muitas esquecem é que a química e os cabeleireiros não fazem milagres: um cabelo bonito é reflexo da saúde como um todo e depende, especialmente, da qualidade da alimentação.

Os cilindros do pêlo são compostos por fibras agregadas de um denso material que contém substâncias como aminoácidos de cistina entre as fibras, além de queratina, lipídios, minerais como ferro, magnésio, zinco e pigmentos, como carboidratos, oxigênio, hidrogênio e, logicamente, a melanina.

Os cabelos crescem descontinuamente, intercalando fases de repouso com fases de crescimento, de modo que os fios se encontram em estágios diferentes em seus ciclos de desenvolvimento. Na fase de crescimento (anágena), com duração peculiar a cada indivíduo, os fios de cabelos crescem em média 10 a 20 cm ao ano. Determinações genéticas influenciam a textura, cor, curvatura, densidade e o crescimento dos cabelos. Veja a ilustração abaixo:


Nutrientes e Cabelo

A queda dos cabelos pode estar relacionada com uma alimentação desprovida de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Vários distúrbios alimentares estão envolvidos com a queda repentina dos cabelos, como a anorexia, bulimia, dietas ditas milagrosas, dos líquidos, grandes períodos de privação alimentar e falta de proteína animal.

Quando esta relação existe, a causa pode ser a ingestão excessiva de vitamina A ou uma deficiência de ferro, vitaminas do complexo B, zinco ou proteína. A maior parte do cabelo é formada por proteína, a mesma substância encontrada nas unhas. As dietas pobres em nutrientes podem fazer com que o organismo economize suas proteínas e os fios que estavam em processo de crescimento fiquem em repouso, caindo após alguns meses.

O ressecamento do cabelo também é um dos fatores que estão diretamente relacionados com a desnutrição, além dos outros fatores. Deve-se procurar manter o organismo saudável para aproveitar ao máximo a riqueza nutricional proporcionada por uma alimentação balanceada.

Por isso é importante inserir determinados nutrientes na alimentação:

- Proteínas para crescimento e fortalecimento: leite e derivados, ovos, carnes.
- Carotenoides para brilho e maciez: Frutas como manga, laranja e damasco. Vegetais como cenoura, abóbora, brócolis e couve.
- Vitaminas do complexo B que evitam a queda: grãos, arroz integral, pão integral.
- Magnésio, zinco, cálcio e vitamina E para nutrição geral: fígado, feijão, soja, nozes, queijo, iogurte, óleos vegetais.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário