A spirulina é uma alga verde considerada um superalimento, em função da presença de nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do organismo proporcionando benefícios à saúde. A spirulina é fonte de proteínas, clorofila, vitamina A, carotenoides, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6), vitamina K, ferro, zeaxantina e ficocianina.
As propriedades antioxidantes da spirulina têm atraído a atenção de pesquisadores recentemente, pois além de combater o envelhecimento precoce auxilia na prevenção/tratamento de diversas doenças.
Estudos demonstram que a spirulina por apresentar vários nutrientes antioxidantes como a clorofila, a vitamina A, os carotenóides, a zeaxantina e a ficocianina, é capaz de inibir a peroxidação lipídica, que desencadeia a formação de placas de ateroma e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Estudos sugerem ainda que a ficocianina, pigmento azulado de potente ação antioxidante, está relacionado a prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas tais como a doença de Alzheimer e de Parkinson, pois são doenças que podem ser provocadas e/ou agravadas pelo estresse oxidativo, desequilibrio entre a quantidade de radicais livres, que induzem lesões nas células e de antioxidantes que neutralizam estas moléculas.
A spirulina possui ainda boa quantidade de carotenóides e vitamina A, associados com a prevenção do câncer, pois apresentam capacidade de controlar a diferenciação e a proliferação celulares nos epitélios, uma diferenciação inadequada das células pode levar a uma mutação e promover a iniciação de tumores.
A zeaxantina está associada, principalmente, com a saúde ocular, pois atua na prevenção do desenvolvimento de cataratas e da degeneração macular.
A clorofila, pigmento verde, que também apresenta ação antioxidante. Auxilia no retardo do envelhecimento precoce, pois combate os radicais livres que degeneram as nossas células e ainda auxilia no processo de desintoxicação de nosso organismo, pois potencializa a eliminação de substâncias tóxicas de nosso organismo.
Como consumir???
A spirulina é comumente encontrada em cápsulas, para obter melhores informações sobre o uso adequado, procure um nutricionista.
Fonte: Mundo Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário