Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 8 de setembro de 2012

Prazer em comer versus alimentação saudável. FIGHT!


Essa é uma briga de longa data. Na cabeça da maioria das pessoas elas precisam escolher um time: o das que comem comidas gostosas OU o das que se sacrificam para emagrecer / manter a forma.

Emagrecer, estar em forma, ser sarado, estar seco, estar trincado... São tidos (erroneamente) como sinônimos de saúde. Se seguirmos essa linha equivocada, é fácil cair na armadilha de pensar que temos que escolher entre ter saúde ou ter prazer em comer, afinal as coisas que mais engordam, são aquelas mais gostosas, então para se ter saúde não podemos comer esses alimentos. Será?


No senso comum, as comidas gostosas seriam as “ruins para a saúde” e as comidas não gostosas seriam as “boas para saúde”.

Não é possível discutir esse pensamento se antes não soubermos o que é saúde.
A definição de “saúde” pela Organização Mundial de Saúde, diz que “ter saúde” não é simplesmente não ter doenças. É um “estado de completo bem-estar físico, mental e social (...)”.

Só por essa definição já conseguimos identificar que mesmo se eu comer o alimento mais nutritivo de todos, não vou conseguir ter uma alimentação que promova a saúde (alimentação saudável), porque os nutrientes em si deste alimento (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais) só podem suprir as suas necessidades físicas.

Na internet encontrei um texto* que ilustra muito bem o que quero dizer, segue um trecho:

“Nós temos dois corações
Que juntos criam canções
Um é feito de carne
O outro de energia
Um bombeia sangue
O outro bombeia alegria (...)”

Se pensarmos que apenas juntos eles criam “canções” e essas “canções” são a nossa saúde, fica fácil entender que precisamos nos esforçar para nutrir esses dois corações.

Então que tal se permitir comer também um delicioso chocolate e achar que isso não torna sua alimentação menos saudável?

Pode ser que seja exatamente o contrário.

* Trecho retirado do texto ”Corações” de Paulo Cesar Ramos Araújo. Em “Inquetações na sala de aula”. Disponível em: http://www.profpc.net/p/doni.html

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário