Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 9 de setembro de 2012

O sódio que você não vê


Reduzir a quantidade de sal utilizada na cozinha já é de conhecimento de muita gente para prevenir a hipertensão (pressão alta). Mas o verdadeiro culpado não é o sal, é o sódio. A recomendação de sódio pela OMS é de 5 g diários.

No sal de cozinha, cada grama de sal possui 400 mg de sódio e a recomendação é que não se utilize mais que 2g de sal por dia (2 sachês daqueles disponíveis nos restaurantes).  O problema é que a população brasileira utiliza o dobro desta quantidade e, além disso, ainda consome produtos industrializados cada vez mais (dados confirmados na última POF - Pesquisa de Orçamentos Familiares).

O sal é utilizado como conservante dos alimentos, assim a indústria o utiliza em excesso, o que contribui para aumentar ainda mais o risco de hipertensão. Mas a indústria utiliza outros aditivos que possuem sódio. Assim, é muito importante ficar atento às informações de ingredientes e à tabela nutricional destes alimentos, pois muitas vezes a informação voltada para o marketing do produto pode enganar o consumidor.

Já me deparei com um alimento industrializado que dizia “ZERO SAL” no rótulo, fiquei curiosa, porque era um produto que o sal é praticamente “obrigatório” entre os ingredientes. Assim, fui olhar a lista de ingredientes e, realmente, não havia sal, mas havia glutamato monossódico. Este aditivo é utilizado amplamente pela indústria para realçar o sabor dos alimentos e que, como o nome diz “sódico”, é derivado de sódio!  Zero sal sim, mas zero sódio? Passa longe disso!

Então, cuidado!

Muitos industrializados utilizam o sal mais o glutamato monossódico, ou seja, sódio em dobro! Outros ingredientes que contém sódio (mas não aparecem com nome de sal) e também são bastante utilizados pela indústria: bicarbonato de sódio, ciclamato de sódio (principalmente produtos diet/ light/zero açúcar) e cloreto de sódio.

Produtos industrializados que contém grande quantidade de sódio são os caldos (de legumes, de galinha, de carne, etc).  Particularmente, acho a recomendação de uso dos fabricantes “bem salgadinha” e minha dica é: procure pelo caldo em pó, e coloque apenas um pouquinho daquele saquinho (pouquinho mesmo, menos da metade! Faço, pelo menos, umas 5 preparações com um saquinho só). Além disso, adicione outras ervas como manjericão, orégano, alecrim para dar sabor à sua comida e procure utilizar o alho na sua forma natural, fuja daqueles potinhos prontos, mesmo a versão sem sal costuma utilizar um conservante a base de sódio.

Outro ponto importante

O sódio não é encontrado apenas nos produtos salgados. Pó para gelatina, misturas para bolos prontos, sucos em pó, tortas doces congeladas, todos tem sódio.

Desta forma, se quer prevenir a Hipertensão, não basta diminuir o sal que você utiliza, mas tem que prestar (muita) atenção aos rótulos dos produtos industrializados.

A saber…

Hipertensão, ou pressão alta, é o aumento da pressão sanguínea. É uma doença silenciosa e muitos não sabem que a possuem ou não sabem dos problemas maiores que ela pode causar, levando à falta de tratamento e piora da saúde.  

Algumas consequências do aumento da pressão arterial são: maior risco de acidente vascular encefálico, alteração no funcionamento dos rins (insuficiência renal) e insuficiência cardíaca. Entre os fatores de risco estão, além da predisposição genética, a obesidade e a ingestão de sódio.

Assim, estar no peso ideal e diminuir o consumo de sódio podem evitar que este problema faça parte de sua vida, mesmo que exista a genética da família.

Portanto, vamos ficar bem atentos e buscando sempre uma vida mais saudável!

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário