Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Spirulina e Doenças Cardiovasculares



A spirulina é uma alga verde-azulada microscópica cujo perfil nutricional a torna ideal como suplemento alimentar. Entre estes constituintes se incluem vitaminas do complexo B, minerais, proteínas de alta qualidade, ácidos graxos poliinsaturados, além dos antioxidantes betacaroteno e vitamina E. A habilidade da spirulinaem combater vírus, câncer, diabetes, hipercolesterolemia, hipertensão e outros, além de proporcionar melhorias na saúde como um todo, destaca sua utilização como nutracêutico.

Spirulina X Colesterol.


A hiperlipidemia se caracteriza por uma série de distúrbios ocasionados pelo excesso de substâncias como o colesterol e triglicerídeos no plasma sangüíneo, sendo um importante fator de risco no desenvolvimento de aterosclerose e de doenças cardíacas. As lipoproteínas presentes no sangue são: VLDL (lipoproteínas de densidade muito baixa), LDL (lipoproteínas de baixa densidade) e IDL (lipoproteínas de densidade intermediária), que quando estão elevadas aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Há também a HDL (lipoproteínas de alta densidade) que estão inversamente relacionadas aos riscos de doenças cardíacas e, portanto, são conhecidas como fatores “anti-risco”.

A spirulina é fonte de ácidos graxos insaturados que auxiliam na regularização das taxas de colesterol, promovendo redução dos níveis de LDL e aumento dos níveis de HDL. Sabe-se que substâncias como os compostos fenólicos, o betacaroteno, a vitamina E, a clorofila e a ficocianina possuem propriedades antioxidantes e estão presentes na spirulina. A oxidaçäo da LDL tem um papel chave na origem e/ou na evolução da aterosclerose e muitos estudos sugerem que os antioxidantes podem atuar diminuindo a oxidaçäo destas lipoproteínas, inibindo assim, a progressão da aterosclerose.

Spirulina X Hipertensão

A hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônico-degenerativa, definida como uma pressão arterial de 140/90 mmHg ou maior. O ácido gama-linolênico (GLA) que está presente na spirulina é o precursor de substâncias com potentes efeitos anti-inflamatórios, antitrombóticos e vasodilatadores auxiliando na redução da pressão arterial e prevenindo dessa forma doenças cardiovasculares. Estudos demonstram que a spirulina é capaz de promover redução tanto da pressão sistólica quanto da diastólica.

A spirulina é fonte ainda vitamina K, importante para adequada coagulação sanguínea e para saúde cardiovascular, pois evita o enrijecimento do endotélio vascular (parede das artérias).

Como consumir?

A spirulina é comumente encontrada em cápsulas, procure seu nutricionista que você será orientado corretamente sobre o uso.


Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário