Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 29 de setembro de 2012

Hipercalóricos: suplementos que ajudam no ganho de peso


Atingir e manter o peso desejado são grandes desafios para alguns praticantes de atividades físicas. Para entendermos o mecanismo que regula este processo, precisamos definir equilíbrio energético que nada mais é do que a relação entre o consumo de calorias fornecidas pelos alimentos que compõem nossa dieta e o gasto energético diário. 

Nosso gasto energético total inclui o gasto energético basal, que é a quantidade de calorias que o corpo utiliza durante o repouso para manter o funcionamento de todos os órgãos (coração, cérebro, pulmões, intestino), e o gasto energético da atividade física que pode variar de acordo com a modalidade escolhida.

O equilíbrio energético é determinante principal quanto às modificações relacionadas a proporção de gordura e massa magra no praticante de atividade física. É fácil entender: quando consumimos mais calorias que gastamos estimulamos ganho de peso, quando consumimos o mesmo que gastamos estimulamos manutenção do peso, e quando consumimos menos do que gastamos estimulamos perda de peso. 

Para alguns praticantes de atividades físicas é difícil através somente da alimentação atingir a quantidade calórica diária necessária. Para outros o objetivo da prática de atividade física e aumentar o peso corporal. Nesses casos podem ser utilizados suplementos hipercalóricos que em pequenas porções concentram grande quantidade de calorias e nutrientes. 

Estes suplementos contêm em sua formulação concentrações adequadas de carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais. 

Os carboidratos são o principal combustível para o praticante de atividade física, pois fornecem energia para realização do exercício. Podem ser simples, aqueles que fornecem energia rapidamente, ou complexos, que fornecem energia de forma lenta e gradual, ambas as apresentações podem estar presentes nos hipercalóricos.

As proteínas são responsáveis pela construção, manutenção e reparo dos músculos. Indivíduos fisicamente ativos apresentam maior necessidade de proteínas para reparar as lesões induzidas pelo exercício e promover o ganho de massa muscular. 

As gorduras também são utilizadas como fonte de energia e na quantidade adequada são essenciais ao organismo.

As vitaminas e minerais atuam otimizando e regularizando importantes funções do organismo. Atuam na melhora do aproveitamento dos nutrientes, são fundamentais para fortalecer a imunidade e possuem ação antioxidante. 

É importante dizer que os hipercalóricos não devem ser utilizados como substitutos de refeições, seu consumo deve complementar a dieta para que se obtenha o resultado desejado. 

Quando se fala em ganho de peso, muitas pessoas associam com ganho de massa gorda, porém com uma alimentação saudável, a prática regular e orientada de atividade física e a suplementação correta é possível ganhar peso de forma saudável, aumentando a massa muscular e reduzindo o percentual de gordura corporal. 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário