Ingestão moderada de álcool após a menopausa ajuda a manter a força dos ossos e abstinência pode aumentar risco de doença óssea.
O consumo de uma ou duas taças de vinho por dia pode funcionar tão bem quanto o uso de medicamentos na prevenção da osteoporose em mulheres mais velhas, de acordo com pesquisa realizada nos Estados Unidos.
O estudo sugere que a ingestão moderada de álcool após a menopausa ajuda a manter a força dos ossos e que a abstinência pode aumentar o risco de doença óssea.
A equipe liderada pela Universidade de Oregon avaliou 40 mulheres saudáveis na pós-menopausa. Eles mostraram que enquanto as mulheres bebiam 19g de álcool por dia, cerca de dois copos pequenos de vinho, elas tiveram uma redução na perda óssea que melhorou a manutenção da força. Quando as mulheres foram convidadas a parar de beber, sua perda óssea aumentou.
Segundo os pesquisadores, o álcool parece remediar o desequilíbrio entre a dissolução de osso velho e pobre e a produção de osso novo que pode levar à osteoporose em mulheres idosas.
Os dados da pesquisa revelaram que alterações a nível celular ligadas ao álcool ajudaram a explicar por que as consumidoras de álcool muitas vezes tinham maior resistência óssea.
Outros estudos recentes têm mostrado igualmente que o consumo moderado está associado a uma melhor densidade óssea.
Projeto de Lei: Pessoas devem saber mais sobre os alimentos
Os resultados sugerem que o consumo moderado de álcool é semelhante ao uso de medicamentos bisfosfonatos na prevenção da osteoporose.
Apesar dos resultados promissores, os pesquisadores alertam que quantidades moderadas de álcool podem ser benéficas para os ossos, mas o consumo excessivo de álcool pode levar a fraturas, bem como aumentar o risco de quedas.
Fonte: Isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário