Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Gel de Chia, um bálsamo contra a prisão de ventre

gel-de-chia

Quando os alimentos ficam retidos no intestino por muito tempo ocorre uma reabsorção das toxinas que deveriam ser eliminadas, há formação de gases, inchaço, dores abdominais, dor de cabeça, mal estar e alteração do humor. Se esse “lixo orgânico” ficar muito tempo em contato com a parede do intestino, pode causar diminuição da imunidade, inflamação, infecções e, em longo prazo, até câncer.
Muitos fatores podem contribuir para a constipação intestinal: falta de exercício, stress, falta de rotina, beber pouca água, uso frequente de medicamentos (analgésicos, antidepressivos, antiácidos, anti-hipertensivos, antialérgicos, laxantes, suplementos com ferro), metabolismo lento (hipotireoidismo), doenças do aparelho digestivo (colite, síndrome do intestino irritável, câncer de cólon), diabetes, e claro, uma alimentação pobre em fibras.
O termo enfezado significa “cheio de fezes”. Ninguém consegue ser feliz com uma barriga inchada, com gases e desconforto intestinal, e toxinas literalmente intoxicando o corpo. O intestino produz 95% da serotonina presente no nosso corpo. A serotonina é um neurotransmissor ligado ao bem estar e ao bom humor. Um intestino entupido de fezes ressecadas não consegue produzir serotonina com a mesma eficiência e por isso o indivíduo fica de mau humor ou enfezado.
O ideal é ter um movimento intestinal diário, de preferência sempre no mesmo horário – a rotina é importante para que o intestino funcione com regularidade. Mas esta frequência dita normal pode variar entre duas evacuações por dia a três ou quatro evacuações por semana.
A chia é um bálsamo para o intestino preguiçoso. Após alguns dias de consumo regular já dá para perceber a diferença. Muito mucilaginoso, este pequeno grão contem uma quantidade impressionante de fibra e também muito ômega-3, que ajuda a desinflamar o pobre intestino constipado.
Modo de preparar
A chia pode ser acrescentada ao natural em sucos, iogurte e saladas, mas para ter o maior efeito laxante o ideal é preparar o gel de chia: dilua 1 parte de sementes de chia em 6 partes de água (½ xícara de chia para 3 xícaras de água) em um vidro com tampa, mexa bem, aguarde ela crescer por 10 minutos (é muito rápido e interessante de olhar) e dê mais uma mexida, depois é só tampar e guardar na geladeira.
Assim o aproveitamento de todos os nutrientes e enzimas presentes na chia é muito maior. Essa capacidade de formar o gel é devida ao alto teor de mucilagem. Ela permanece perfeita durante três semanas na geladeira. Você também pode hidratar a chia com suco de uva, água de coco ou leite, mas aí ela dura menos tempo na geladeira. Na hora de usar é só acrescentar o gel de chia no suco ou vitamina, ou comer as colheradas (se for hidratada no suco).
Quantidade indicada 
Tome 2 colheres de sopa do gel de chia em suco ou vitamina, ou às colheradas como uma sobremesa (no suco de uva fica muito bom, parece um sagu). Em casos de prisão de ventre mais resistente esta quantidade pode ser repetida duas vezes por dia. Não se esqueça de tomar água, pelo menos 8 copos por dia, assim você potencializa a ação da chia.
Fonte: Busca Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário