Hoje vamos falar sobre a importância da pimenta no emagrecimento além de conferir quais são seus outros benefícios.
A pimenta é uma especiaria utilizada na culinária do mundo todo devido ao seu inconfundível sabor picante.
São muitas variedades, sendo que no Brasil são utilizadas principalmente as do gênero Capsicum, que englobam a pimenta de cheiro, pimenta de bode, cumari-do-Pará, jalapeño, malagueta, dedo-de-moça, murupi, biquinho e cambuci ou chapéu de frade.
Além de conferir um sabor todo especial às preparações, esses tipos de pimentas possuem compostos chamados capsaicinoides que conferem a ardência característica, e ainda possuem propriedades funcionais que trazem muitos benefícios as saúde.
Pimenta emagrece!
Uma das propriedades que tem sido muito estudada é o seu potencial termogênico, que auxilia no processo de emagrecimento.
Sua ingestão eleva a temperatura do organismo, aumentando o gasto calórico em até 20%. Além disso seu consumo previne o acumulo de gordura na região abdominal.
Existem ainda estudos que sugerem que a capsaicina aumenta a atividade do sistema nervosos simpático, afetando o comportamento da ingestão alimentar, o que pode diminuir o desejo de ingerir proteínas, carboidratos e gorduras auxiliando ainda mais na perda de peso.
Outros benefícios da pimenta
Ajudar a manter a forma já é ótimo, mas o consumo de pimenta é ainda capaz de prevenir o envelhecimento precoce, isso devido ao seu efeito antioxidante, conferido pela substancia chamada capsaicina e por outros nutrientes presentes no fruto.
Outro beneficio da pimenta é seu efeito cardioprotetor, já que ela ajuda a reduzir o colesterol e atua no sistema circulatório, além de ter propriedades antiinflamatórias. Existem ainda estudos que revelam seu efeito na prevenção do câncer e no combate à depressão e alivio de dores.
Como consumir
A melhor maneira de consumir a pimenta é fresca, pois isso preserva os nutrientes, mas as opções em forma de molho, conservas, geleia e desidratada, mesmo perdendo parte dos nutrientes, ainda são benéficas.
Mas ATENÇÃO! Não exagere...
Mesmo sendo benéfica para a saúde, a pimenta não pode ser consumida de maneira exagerada, pois seu excesso pode causar queimaduras, bolhas na boca ou na língua, além de náusea, alteração respiratória e vômitos.
Apesar de não existirem comprovações científicas de que a pimenta causa irritações ou outros distúrbios digestivos, é recomendado, por precaução, que pessoas que têm úlcera ou gastrite, evitem o consumo em excesso do fruto, principalmente se notar desconforto ao ingerir.
Fonte: Medidas Perfeitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário