Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

10 opções de snacks saudáveis para quem faz atividade física

Todos sabemos da importância da atividade física para a manutenção da saúde, mas essa atividade física precisa estar associada a boa alimentação.
A alimentação tem o papel de dar energia para o treino e também recuperar os músculos depois dele.
Uma dúvida muito comum é o que comer antes e depois do treino. Normalmente são recomendadas opções de lanches que combinem entre 30 e 40 gramas de carboidratos e de 10 a 15 gramas de proteínas. Temos algumas sugestões:

Tâmaras e manteiga de amendoim
As tâmaras são fontes de carboidrato e também de fibras, que manterão a energia constante. Já a manteiga de amendoim fornece, além de boas gorduras, a proteína para a recuperação muscular. Também pode ser utilizada a manteiga de amêndoas.
Use 4 tâmaras e 1 colher de sopa de manteiga de amendoim.

Homus tahine com ovos cozidos
A combinação do grão-de-bico com os ovos faz um lanche interessante tanto no pré-treino como após o exercício. Use 2 colheres de sopa de homus tahine e 1 ovo cozido.
O grão-de-bico é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, vitaminas do complexo B, magnésio e fibras, e o ovo, além de fonte de proteínas, é rico em colina.

Pistache e passas
Os pistaches são boas fontes de proteínas, de gorduras insaturadas e também de potássio, um eletrólito perdido através do suor. As passas, fontes de carboidratos, darão a energia necessária para o treino. Também são ricas em antioxidantes, que neutralizam os radicais livres produzidos em maior quantidade durante o treino. Um punhado de 40 gramas do mix é o suficiente.

Bolacha de arroz com manteiga de amendoim
Opção sem glúten e sem lactose que fornece o carboidrato proveniente do arroz e a proteína da manteiga de amendoim para treinos mais longos e intensos.

Suco de fruta com proteína em pó
Se prefere as opções líquidas, elas podem ser consumidas na hora do lanche. Adicione ao suco de fruta de sua preferência 1 colher de sopa cheia de proteína em pó. Pode ser whey protein ou proteínas vegetais, como a de arroz ou a de ervilha.

Smoothie verde
Opção para quem, além de disposição e recuperação, ainda está pensando em melhorar o processo de detox do organismo. Use ½ xícara de frutas congeladas, folha de couve ou espinafre, 100 gramas de iogurte grego ou 1 colher de sopa de proteína em pó, ½ xícara de água e 3 cubos de gelo. Bata a mistura no liquidificador e aproveite!

Pera e sementes de girassol
A pêra é uma fruta fácil de transportar e que fornece boa quantidade de carboidratos e água, contribuindo também na hidratação. As sementes de girassol, além de antioxidantes, têm bastante proteína, que ajudará na recuperação muscular. Leve com você 1 pera e 2 colheres de sopa de sementes de girassol.

Maçã e queijo processado
Como todas as frutas, as maçãs contêm carboidratos e fibras que combatem a fome. Sua casca é rica ainda em antioxidantes. Os quadradinhos de queijo processado fornecem proteína e combinam muito bem com o sabor da maçã.

Barra de proteína com água de coco
As barras proteicas fornecem proteína para recuperação muscular. Acompanhadas da água de coco, que dá energia e contribui para a hidratação e redução de fadiga, fazem desse lanche uma ótima opção.

Iogurte grego com granola
O iogurte grego possui maior concentração de proteínas e, se você não tem alergia à proteína de leite, é uma boa opção. Adicione 1 colher de sopa de granola para garantir energia e disposição para um bom treino.

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário