Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Redução de sódio nos alimentos industrializados

Ministério da Saúde divulgou lista de alimentos incluídos no novo acordo.


Redução de sódio nos alimentos

Recentemente, foi divulgado um acordo entre o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) para a redução do teor de sódio em alimentos industrializados.
O acordo tem como objetivo a redução de 68% do teor do ingrediente no requeijão cremoso, sopa instantânea, sopa pronta para consumo e para cozimento, queijo mussarela, empanados, hambúrguer, presunto embutido, lingüiça, salsicha e mortadela. A meta deverá ser atingida em quatro anos.
Esse é a quarta fase do acordo, o primeiro foi feito em abril de 2011 e já estão na lista de alimentos que devem ter redução de sódio: pão de forma, macarrão instantâneo, batata frita e palha, maionese, margarina vegetal, cereais matinais, temperos prontos, pão francês, bolos prontos, mistura para bolo, salgadinho de milho, biscoitos e bisnaguinha.
Para verificar se o compromisso está sendo seguido, o governo dispõe de três ferramentas: a análise de rótulos, a informação repassada pela indústria e a análise laboratorial. Esta última começa a ser feita nos próximos meses, com a primeira classe de alimentos que foi alvo do acordo, em 2011: massas, pães e bisnaguinhas.
sódio, especialmente em alimentos industrializados, está presente em conservantes (nitrito de sódio e nitrato de sódio), adoçantes (ciclamato de sódio e sacarina sódica), fermentos (bicarbonato de sódio) e realçadores de sabor (glutamato monossódico).
O principal malefício do excesso no consumo de sódio é a hipertensão arterial, que atinge aproximadamente 24% dos brasileiros.
A campanha surgiu depois de divulgada uma pesquisa que mostrou que o brasileiro consome em média 12 gramas de sal por dia, considerando o sal de mesa e o sódio obtido dos alimentos industrializados. Este consumo é mais que o dobro do que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que são de apenas 5 gramas de sal por dia.
Mas uma recente pesquisa publicada pela revista British Medical Journal (BMJ) sugere que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a ingestão de sal deve ser reduzida para 3 gramas por dia.
A próxima meta do Ministério da Saúde, já a partir de 2014, é assinar um termo para redução de açúcar e gordura dos alimentos industrializados.
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário