Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Alimentação de diabéticos requer cuidados especiais


Os cuidados com a diabetes devem ser diários e assim que recebe o diagnóstico da doença, o paciente já deve aderir a uma alimentação mais saudável. De acordo com a nutricionista Andressa Barbosa, a alimentação adequada é a parte fundamental para manter os níveis de glicemia equilibrados. A nutricionista explica que a primeira mudança a ser feita é o fracionamento das refeições. O ideal é fazer de cinco a seis refeições por dia e evitar excessos de gorduras, principalmente a gordura saturada, como gordura animal, e alguns alimentos industrializados.

Diabéticos devem ser encorajados a consumir alimentos integrais, para que não ocorram picos de hiperglicemia (pouco açúcar no sangue) e quedas rápidas. Os alimentos que contêm açúcar comum devem ser evitados para prevenir oscilações acentuadas da glicemia. O limite para o consumo é de 20 a 30g por dia de açúcar. Comer doces não é recomendado, mas se consumidos, devem ser em pequena quantidade para que não prejudique ainda mais a saúde.

O uso do farelo de aveia e da farinha de maracujá amarelo é indicado, pois são ricos em fibra solúvel e tem ação hipoglicemiante, ou seja, ajudam a reduzir os níveis de glicemia. Portanto, é recomendado o uso de duas colheres de sopa por dia. Segundo a especialista, os diabéticos devem ser cautelosos quanto ao uso de alimentos dietéticos.

Alimentos diet são isentos de sacarose quando são destinados a diabéticos, mas podem ter seu valor calórico elevado devido ao excesso de gordura. Portanto, é fundamental adquirir o hábito de ler os rótulos dos alimentos antes de consumi-los. 

Como preparar a farinha de maracujá: Selecione maracujás firmes e sem rugas. Retire a polpa e corte a casca higienizada ao meio ou em pedaços. Coloque em uma assadeira, leve ao forno por cerca de 30 minutos e mexa de vez em quando. Retire do forno quando a casca estiver torrada. Bata no liquidificador. Se restarem grumos, passe pela peneira. Acrescente a farinha em pratos ou bebidas.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário