Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Terapia nutricional em pacientes com HIV


A terapia nutricional minimiza os efeitos do tratamento antirretroviral em pacientes infectados com o HIV, que podem sofrer com os diabetes, a nefrotoxicidade e a dislipidemia. A terapia antirretroviral ajudou na redução da morbidade e mortalidade de pacientes portadores de Aids, mas o uso prolongado provoca enfraquecimento crônico, perda de massa magra e piora da imunidade.  

De acordo com a especialista Lilian Cuppari, no “Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar: nutrição”, a desnutrição está associada a baixa ingestão calórico-protéica, diarréias crônicas, vômitos e alterações metabólicas. Os pacientes também sofrem deficiências de vitaminas e minerais, como as vitaminas A, C, B12 e B6 e, os minerais zinco e selênio. Além disso, estudos demonstraram que esses pacientes apresentam uma elevada excrição urinária de vitamina E. A deficiência de vitamina A está relacionada com a diminuição das células CD4.

Os objetivos da terapia nutricional para Aids são: evitar ou reverter a desnutrição, fornecendo os níveis adequados de macro e micronutrientes; minimizar os sintomas de má absorção e os efeitos da terapia antirretroviral; manter a composição corporal e melhorar a qualidade de vida. Alguns casos necessitam de uma suplementação vitamínica e por isso uma prescrição médica e nutricional é essencial.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário