Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Biomassa de banana verde: emagrecimento, saúde e facilidade

Aprenda a preparar a biomassa e inclua no seu cardápio.


Biomassa de banana verde

Está procurando um aliado para a reeducação alimentar e perda de peso? A biomassa de banana verde, feita com a fruta mais popular e barata da feira, promete lutar ao seu lado e deixar sua vida muito mais saudável.
O preparo nada mais é do que um purê feito a partir do cozimento e processamento da banana verde. Quando a fruta não-madura é cozida, passa a apresentar alto teor de amido resistente, que passa ileso pelo estômago e intestino delgado. Chegando ao intestino grosso, a substância estimula a produção de ácidos graxos e o crescimento da atividade de bactérias benéficas ao organismo.
A nutricionista Renata Gomes afirma: "A banana é rica em carboidratos, energia, vitaminas e sais minerais. Auxilia no trânsito prevenindo e tratando diarreias e constipações". Além disso, reduz o risco de doenças como câncer colorretal e de intestino, auxilia o controle da diabetes, previne doenças coronarianas e favorece a saciedade.
Amiga da balança!
O amido resistente não é digerido pelo estômago, mas ocupa espaço por lá. Assim, a biomassa colabora para a saciedade sem ser absorvida pelo corpo. "Esse efeito mostra-se mais evidente no período vespertino e noturno, o que pode ajudar indivíduos que sofrem de ‘fome da madrugada’", indica Renata.
A nutricionista clínica Fernanda Alves Dias pondera: "O amido resistente também tem alguma quantidade de amido digerível e, portanto, vale a pena equilibrar as quantidades para não ter aumento na ingestão calórica do cardápio diário".
Além disso, outro alerta surge quando se começa a utilizar a biomassa. "O consumo da banana verde pode promover o aumento da produção de gases devido à formação de ácidos graxos no intestino. Mas este sintoma se normaliza com o uso contínuo da massa - quando associada a uma alimentação saudável", indica Fernanda Dias.
Como preparar a biomassa?
Você pode até pensar: "Com tanta vantagem, deve ser difícil preparar a biomassa de banana verde". Que nada! Veja só o passo a passo:
1) Lave bem as bananas verdes com casca e mantenha o talo. Utilize uma esponja com água e sabão, não se esquecendo de enxaguar bem.
2) Em uma panela de pressão com água fervente até a metade, cozinhe as bananas com casca e cobertas por água durante dez minutos.
3) Deixe o fogo alto até começar a pressão e abaixe logo em seguida. Tire a panela do fogo após os primeiros 8 minutos e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas.
4) Espere o vapor escapar naturalmente - ao invés de abrir a panela debaixo da torneira, por exemplo.
5) Quando a pressão sair por completo, vá aos poucos retirando a casca da polpa que deve ser passada no processador ou liquidificador ainda bem quente (para não esfarelar). Adicione de 50 a 100 ml da água do cozimento enquanto bate as bananas.
6) Processe até obter uma pasta bem espessa.
7) Caso não vá utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. A massa pode ser armazenada no congelador por cerca de 3 a 4 meses, mas precisará ser reprocessada quando descongelada.
Incorpore no cardápio
biomassa de banana verde pode ser adicionada em sucos, vitaminas, bolos, patês, sopas, salgadinhos, massas, tortas, enfim, uma infinidade de coisas. Veja algumas dicas:
SUCO FUNCIONAL
- Suco de 1 laranja
- 1 folha de couve
- 100 ml de suco de uva
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça
- 1 colher (sopa) da biomassa de banana verde
Bata os ingredientes no liquidificador e consuma o suco energético no café da manhã.
MAIONESE
- 3 bananas verdes
- 1 xícara (chá) de vinagre
- 1/2 xícara (chá) de óleo ou azeite de oliva
- 2 colheres (chá) de mostarda
- Sal a gosto
Bata o vinagre, óleo ou azeite, mostarda e sal no liquidificador. Deixe-o ligado e acrescente as bananas cozidas e quentes até formar um creme espesso.
PETIT GATEAU
- 3 gemas
- 1 clara
- 75 g de açúcar
- 80 g de manteiga
- 40 g de farinha de trigo
- 100 g de biomassa de banana verde
- 80 g de chocolate meio amargo
- Gotas de baunilha
Aqueça levemente a clara, com o açúcar e a baunilha. Derreta o chocolate com a manteiga e as gemas em banho-maria. Junte as duas misturas, adicione farinha e a biomassa. Unte as forminhas, coloque a massa nos recipientes e leve ao fogo pré-aquecido de 5 a 8 minutos.
PATÊ DE KANI KAMA
- 1 pacote de kani kama
- 2 colheres (chá) de biomassa de banana verde
- 6 colheres (chá) de maionese light ou normal
- 1 pitada de noz moscada
- 1 pitada de pimenta calabresa
- 1 caixa de creme de leite
- Salsinha e cheiro verde picados a gosto
- Sal a gosto
Bata o creme de leite com a biomassa e a maionese no liquidificador. Acrescente a noz-moscada, a pimenta e o sal. Bata tudo. Por fim, acrescente a salsinha e o cheiro verde e misture bem.
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário