Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Comer morangos ajuda a reduzir colesterol, diz pesquisa


Comer morangos ajuda a reduzir significativamente índices do mau colesterol e do triglicérides. A conclusão é de uma pesquisa publicada nesta terça-feira (25) no “Journal of Nutritional Biochemistry”. Segundo pesquisadores italianos e espanhóis, 23 voluntários saudáveis adicionaram, cada um, 500 gramas de morango à dieta por dia, durante pouco mais de um mês. 
 
Foram colhidas amostras de sangue antes e depois do consumo da fruta para comparar diversos índices. Os resultados apontaram queda de 8,78% do colesterol, de 13,72% dos níveis lipoproteínas de baixa densidade (LDL, conhecido como colesterol ruim), e redução de 20,8% da quantidade de triglicérides. Já o HDL (colesterol bom), permaneceu inalterado. Todos os parâmetros retornaram aos valores iniciais após os voluntários “abandonarem” o tratamento com a fruta.
 
De acordo com Maurizio Battino, pesquisador da Universidade Politécnica de Marche, não há evidência direta de quais componentes do morango têm efeito benéfico, mas todos os estudos apontam para as antocianinas, corante natural que dá a cor vermelha à fruta. Outras pesquisas sugerem, ainda, que morangos ajudam a proteger o corpo da radiação ultravioleta, reduz efeitos do álcool no estômago e fortalece células vermelhas do sangue. 

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário