O peso pode afetar mais do que a autoestima de crianças na escola. Segundo um estudo desenvolvido pelas universidades dos estados de Michigan, Georgia, illinois Texas e uma faculdade do Japão, crianças com excesso de gordura têm mais dificuldades em resolver problemas, alem de pensar de forma mais lenta. A descoberta, publicada na revista “Cerebral Cortex”, alimenta uma discussão sobre o controle do peso de crianças.
Pesquisadores analisaram o comportamento de 74 meninos e meninas entre sete e nove anos diante de problemas cognitivos. Os obesos eram mais lentos para responderem às questões, erravam mais vezes e gastavam mais tempo para responder quando erravam o problema anterior. Os especialistas defendem que isso mostra a falta de desenvolvimento adequado do córtex pré-frontal, que comanda os pensamentos racionais, e o córtex cingulado anterior, que permite que as pessoas aprendam com os próprios erros.
Além da obesidade, a dificuldade de aprendizado sugere ainda que a maioria destas crianças pode estar subnutrida, uma vez que consomem alimentos prontos, processados e de baixíssimo valor nutricional. “Eles tem deficiência de várias nutrientes exigidos pelo cérebro para o desenvolvimentos das funções neurológicas. Isso nos mostra que o problema é ainda mais complexo”, explica Dr. Paul Clayton, do Insitute for Food, Brain and Behaviour. Informações do Daily Mail.
Fonte: INGR
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