Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Já conhece o edamame?

Você pode temperar o edamame com sal marinho e comê-lo assim mesmo.


Já conhece o edamame

Que atire a primeira pedra a pessoa que nunca procurou por uma opção mais saudável durante as compras. E se lhe dissessem que existe um petisco incrível que demora apenas 3 minutos para ser preparado? O edamame promete se tornar seu queridinho e substituir até a pipoca durante as sessões de cinema em casa.

Para quem nunca ouviu falar, o edamame é a vagem da nossa velha conhecida soja. Muito comum na culinária japonesa, ele é prático tanto para ser preparado como para ser comido. Ricos em isoflavonas, seus grãos auxiliam as mulheres a enfrentarem a temida menopausa e previnem contra doenças cardiovasculares.
Abastecida em fibras e proteínas e pobre em carboidratos, a vagem da soja aumenta o colesterol bom do corpo, diminui o ruim e possui poucas calorias - cerca de 120kcal para cada 100g.
E olhe só que interessante, até para quem está de ressaca o edamame pode ser benéfico. Por conter metionina (que se junta às vitaminas A, B1 e C), ele atua no fígado auxiliando na decomposição do álcool e colaborando para a recuperação do órgão.
Para ser comido, o edamame deve ser cozido e descascado da mesma forma como fazemos com o amendoim com casca. É o aperitivo perfeito! Só precisa de cuidado com os acompanhamentos, como o abuso do sal, por exemplo.
Veja algumas receitinhas deliciosas com essa "velha novidade":
Para cozinhar
- 1 pacote de edamame congelado (cerca de 300 g)
- 500 ml de água
Leve a água para ferver em fogo médio. Quando entrar em ebulição, junte o edamame ainda congelado e cozinhe por 3 minutos ou até que as vagens adquiram consistência macia. Desligue o fogo, escorra a água e lave as vagens com água fria.
Você pode temperar o edamame com sal marinho e comê-lo assim ou fazer uma dessas receitas:
Patê de edamame
- 2 xícaras de chá de edamame já cozido (e fora da vagem)
- 1 xícara de chá de creme de ricota light
- 1 colher de sopa de shoyo
- 3 dentes de alho amassados
- 1 punhado de salsinha picada
- Pimenta do reino e sal a gosto
Bata o edamame, o creme de ricota, o shoyo, a salsinha e o alho no processador ou no liquidificador. Quando formarem uma pasta uniforme, acerte o sal e a pimenta do reino a seu gosto e sirva com torradinhas.
Hambúrguer de edamame
- 300g de edamame descongelado
- 1 cebola grande
- Coentro
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo integral
- 1 colher de sopa de molho shoyo
- 1 xícara de arroz integral cozido
- 1 xícara de azeite de oliva
- 2 dentes de alho
- Sal a gosto
Bata no liquidificador o coentro, a cebola, o alho, o shoyo, o azeite e o sal. Quando estiverem integrados, adicione o edamame descongelado (sem casca) e reserve, deixando descansar por 5 minutos para incorporar o tempero. Enquanto isso, bata no liquidificador o arroz com o ovo, misture tudo com o edamame reservado e adicione a farinha de trigo, mexendo bastante com a colher. Pegue porções da massa e modele os hambúrgueres. Unte uma forma com azeite e leve as pequenas porções de massa para assar por cerca de 10 a 15 minutos.
Sopa de edamame
- 1 cebola bem picada
- 1 talo de salsão picado
- 2 colheres de sopa de óleo de canola
- 3 xícaras de chá de edamame
- 1 xícara de chá de ervilhas verdes congeladas
- 4 xícaras de chá de caldo de legumes
- Sal a gosto
Aqueça o óleo de canola em uma panela em fogo médio. Adicione a cebola e o salsão e cozinhe-os por 10 minutos. Junte o edamame, as ervilhas (que podem ainda estar congeladas) e o caldo para legumes. Aumente o fogo e deixe até que ferva. Depois disso, abaixe o fogo e deixe que a mistura cozinhe por mais 20 minutos. Remova a sopa do fogo, deixe-a esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador até que a pasta fique homogênea. Se necessário, leve ao fogo novamente para esquentar quando for consumi-la.
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário