Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Descubra alimentos que melhor combatem a acne


Enganam-se aqueles que acreditam que a acne é um problema que afeta somente os adolescentes. Alguns adultos também são acometidos por cravos e espinhas após os 25 anos. Esse dano nem sempre está relacionado a alterações hormonais, comuns durante a gestação, no período menstrual ou decorrente da utilização de cosméticos como a maquiagem. A má alimentação é um contribuinte para o agravamento desse problema.

É por este motivo que não basta recorrer aos diversos tratamentos estéticos ou àqueles caseiros para acabar com a acne. Esses produtos podem contribuir na amenização das lesões vermelhas e inflamadas na pele que ocorrem por causa do entupimento ou obstrução dos poros onde estão as glândulas sebáceas (responsáveis pela remoção de células mortas na cútis). O indicado é retirar do cardápio os nutrientes que agravam o quadro clínico.

— Alimentos com alto índice glicêmico são os mais prejudiciais à aparência da pele. Ao ingerir em doces em excesso, como tortas, balas e bolos, o indivíduo estará contribuindo para a elevação dos níveis de açúcares no sangue. Tais alimentos são pobres em fibras e nutrientes e podem provocar rugas e flacidez na pele — explica a nutricionista Ana Huggler.

O leite e seus derivados também são vilões da cútis, pois possuem hormônios em sua composição, contribuindo para o aumento da produção de sebo nas glândulas da pele.

— Uma alimentação saudável no dia-a-dia é benéfica ao organismo, pois combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento cutâneo, ajuda na restauração da pele exposta a fatores ambientais e contribui para a produção e renovação de colágeno (responsável pela sustentação da pele)— descreve a nutricionista.

Ana apresenta alguns alimentos que ajudam a prevenir o aparecimento de cravos e espinhas na derme:

Peixes. Por possuírem grandes quantidades de minerais em sua composição, têm ação anti-inflamatória, que ajuda na diminuição da acne.

Frutas e verduras de cor amarela.São ricas em substâncias que ajudam a manter a pele sempre rejuvenescida e limpa. O betacaroteno encontrado em sua composição atua combatendo os processos inflamatórios. Além disso, atuam como antioxidantes do corpo. As mais poderosas são pêra, banana, melão amarelo, abóbora, cenoura, damasco, laranja e pêssego.

Água.Fundamental para hidratação do corpo, a ingestão de dois litros de água por dia ajuda a eliminar toxinas e impurezas presentes no organismo. O líquido deixa a pele mais viçosa e rejuvenescida, renovando o colágeno que depende da água para um bom funcionamento.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário