Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 13 de abril de 2014

Má alimentação agrava ainda mais a TPM


Inchaço, mau humor, dor de cabeça e indisposição. Esses são alguns dos sintomas que atingem muitas mulheres todo o mês. O que nem toda mulher sabe é que a chamada TPM, ou tensão pré-menstrual, pode ser amenizada com uma alimentação adequada e com a prática regular de exercícios físicos.

 

Alimentos gordurosos e industrializados, doces, e excesso de sal potencializam os incômodos. A coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, explica que a mulher que não se cuidou durante o mês tem mais chances de sofrer com a indisposição da TPM.

 

“A TPM, muitas vezes, é uma retenção hídrica causada pelo excesso de progesterona, de hormônios no pré-menstrual, associada a um estilo de vida. A mulher comeu muito sal, alimentação pesada, com toxinas ou exagerou em alguma coisa, como bebida. Então a TPM, ela vem porque ela acumula de certa forma todo um conjunto de excessos ou desajustes da mulher durante o mês. Então, a gente colhe na TPM o que a gente viveu durante o mês”.

 

A orientação da coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde se encaixa perfeitamente na vida da consultora internacional, Nara Machado.

 

Sofredora oficial da TPM mensal, Nara afirma que nos meses em que se alimenta bem e se movimenta, a relação com a tensão pré-menstrual é completamente diferente:

 

“Quando eu percebo que eu estou me alimentando mais certo, com salada, com mais líquido, eu percebo que meu intestino funciona melhor, eu tenho menos dor de cabeça, menos inchaço, menos dor no seio. Agora o mês que eu como assim, mais gordura, mais doce, principalmente chocolate, eu percebo que eu fico mais inchada, com mais dor de cabeça. E o mês que eu estou fazendo academia ou caminhada eu percebo menos inchaço, menos dor no seio”, ressalta Nara Machado.

 

Alimentos ricos em cálcio e em vitamina B6, como derivados do leite, banana e grãos integrais amenizam os sintomas da TPM.


Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário