Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Óleo de abacate e seus benefícios



O óleo de abacate (Persea americana Mill) é extraído da polpa da fruta madura. É rico em nutrientes que podem trazer diversos benefícios à saúde. Sua inclusão no cardápio, associado a uma alimentação balanceada pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e da próstata, no combate à diabetes, auxilia na perda de peso, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e, ainda, traz saúde à pele e aos cabelos!
Saúde do coração
O óleo de abacate é constituído de 60 a 84% de ácidos graxos insaturados e se destaca pelo seu alto teor de ácido oléico, uma gordura monoinsaturada que colabora para a redução do LDL-colesterol e aumento do HDL-colesterol, auxiliando na prevenção contra doenças cardiovasculares. O beta-sitosterol, fitosterol presente no abacate, também colabora para a saúde do coração, equilibrando os níveis de colesterol.
Emagrecimento
O beta-sitosterol auxilia na redução dos níveis de cortisol, hormônio liberado em maior quantidade em situações de estresse e que está relacionado ao aumento da compulsão alimentar e do acúmulo de gordura na região abdominal.
Devido à presença de beta-sitosterol, quando consumido junto às refeições, o óleo de abacate se associa às gorduras saturadas dos outros alimentos bloqueando sua absorção pelo corpo. Este efeito pode ajudar na perda de peso e prevenção de doenças cardiovasculares.
Saúde da próstata
O beta-sitosterol pode auxiliar no tratamento da hipertrofia prostática benigna. Há evidências de que os fitoesteróis possam reduzir o risco de câncer de próstata.
Diabetes
Estudos mostram a ação do beta-sitosterol no controle da glicemia e dos níveis de insulina em pacientes diabéticos, sendo um coadjuvante no controle da doença.
Imunidade
O beta-sitosterol melhora a imunidade aumentando a atividade de células que agem matando microorganismos invasores, sendo auxiliar no tratamento de infecções e doenças como câncer e HIV.
Saúde dos olhos
O óleo de abacate contém um carotenóide chamado luteína, que previne contra doenças nos olhos como catarata e degeneração macular.
Saúde da pele e cabelos
Possui altíssimo teor de vitamina E – de ação antioxidante – que inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento.
Como usar:
O óleo de abacate pode ser consumido puro ou utilizado em diversos molhos para tempero de saladas, para regar hortaliças cozidas, e na finalização de pratos quentes.
Comparado a outros óleos vegetais, o óleo de abacate é mais estável a altas temperaturas. Sendo assim, pode ser utilizado em preparações quentes, como refogados e frituras, sem alterar sua estrutura química.
Também utilizado como cosmético, pode ser aplicado diretamente sobre a pele, auxiliando na prevenção contra rugas, redução da flacidez e de manchas na pele. Aplicado sobre os cabelos secos, confere maciez aos fios.
Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário