Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

A gordura do milênio



O Omega-3 é um ácido graxo poli insaturado de cadeia longa, um nutriente essencial, não produzido pelo corpo e, portanto, deve ser inserido na alimentação. É encontrado em peixes de água fria (salmão, cavalinha, sardinha, arenque e atum), que vivem em grandes profundidades e, em concentrações menores, em semente de linhaça e óleo de canola e soja, que apesar de menores quantidades, são significativas para o corpo.
O Omega-3 tem ação direta em estruturas cerebrais, características anti-inflamatórias e auxílio na redução dos sintomas de ansiedade e depressão. Pessoas ansiosas e depressivas tendem a aumentar processos inflamatórios e, consequentemente, a dor, o consumo de ômega-3 pode auxiliar muito nestes sintomas.
O ômega-3 é amplamente estudado e os efeitos comprovados estão associados, principalmente a redução de doenças cardiovasculares, desempenham importante função no desenvolvimento e funcionamento da retina (ligado a uma proteína que participa diretamente na absorção de luz) e aumenta o desempenho cerebral (concentração e memória), tais fatos se justificam pela gordura que recobre o cérebro, o ômega-3 faz ligação com ela.
Uma dieta variada e equilibrada, com a inserção de peixes e alimentos integrais com semente de linhaça, aumentará a ingestão do ômega-3, beneficiando o corpo com os compostos presentes neste nutriente e reduzindo problemas relacionados ao cérebro (alzheimer, parkinson, dificuldade de concentração) e doenças cardiovasculares.
Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário