Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 5 de outubro de 2014

Emagrecer? Adoçante não é a melhor solução!



Hoje em dia, as pessoas estão em processos enlouquecedores de emagrecimento. Na ânsia de perder peso rapidamente, a qualquer custo, adquirem o hábito de trocar o açúcar pelas gotinhas de adoçante, esta mudança pode gerar um problema muito mais sério: o DIABETES!
Apesar de não conter calorias, os produtos a base de sucralose, aspartame e sacarina podem causar intolerância à glicose. Este tipo de produto pode alterar a microbiota intestinal, interferindo nas bactérias do trato gastro intestinal, peças chaves para os processos fisiológicos. O uso destes produtos artificiais pode alterar este processo, aumentando a glicemia sanguínea – hiperglicemia -, típico do indivíduo diabético.
É até contraditório que a pessoa que deseja emagrecer e diminuir o peso, desenvolver uma doença justamente por tentar combater a outra.
Pesquisadores do Weizmann Institute of Science compararam a microbiota de 380 pessoas e puderam constatar que as pessoas submetidas a uma dieta rica em adoçantes artificiais tinham o nível de glicose muito aumentado no sangue. Essa pesquisa da Nature conseguiu demonstrar que eliminar o açúcar das bebidas, visando “economizar” calorias, não é o modo mais adequado.
Devemos considerar que cada organismo reage de uma forma aos estímulos, porém é preciso entender que alimentos diet, devem ser consumidos por pessoas com necessidades especiais, para aquelas que apenas desejam diminuir a quantidade de calorias, o ideal é equilibrar as refeições, escolher alimentos corretos e manter a prática de exercícios físicos regulares.
Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário