Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 19 de outubro de 2014

Brasil tem 3 milhões de crianças com hipertensão



Aumenta o número de crianças e adolescentes com hipertensão arterial. A causa,  conforme afirmação de profissionais da saúde, é devido a maus hábitos diários como ingestão de alimentos industrializados com muito  açúcar, gordura  e sódio, e a falta de exercício físico.

A doença se tornou uma grande preocupação da Sociedade Brasileira de Hipertensão porque a estimativa é de que 5% da população com até 18 anos tenham hipertensão, ou seja  3,5 milhões de crianças e adolescentes. E em média  30% da população brasileira é hipertensa, chegando a mais de 50% na terceira idade.

Sobre o alto índice de crianças e adolescentes hipertensos, a  cardiologista Lucélia Magalhães, membro da SBC-BA, avalia: “Atualmente tem crescido o número de crianças e adolescentes com hipertensão, devido à obesidade, sedentarismo e o excesso de comidas industriais”, lamentou. 

Segundo a médica, as causas  principais da hipertensão são : o sedentarismo, estresse, obesidade ou gens familiares e a doença é  silenciosa, a maioria não sente os sintomas”, alertou, advertindo aos pais que as crianças e adolescentes hipertensos se não tomarem providências vão levar  a doença  para a idade adulta.

Porém se o caso não for genético e os jovens adotarem uma vida saudável o quadro poderá ser revertido. “Pode baixar se evitar o sedentarismo, praticando esportes ou exercícios, procurar uma alimentação adequada com pouco sal e gordura”, orientou a cardiologista.

Como o infarto do miocárdio pode ter como uma das causas a hipertensão, indagada se pode ocorrer em crianças, a especialista respondeu que “o infarto em criança é raro, pode ocorrer em adolescente que tenhao quadro na família ou quem aquele que tenha contato com cocaína”, ressaltou. Infelizmente, segundo Magalhães, os sintomas da doença só podem ser percebidos nas etapas avançadas da doença: dor de cabeça, insônia, desconforto no tórax, por isto aos pais devem ficar atentos aos filhos  sedentários, que adotam alimentação industrializada e com tendência à obesidade.

Os alimentos industrializados são  ricos em sódio, açúcar e gordura hidrogenada por isto devem ser evitados por crianças e adolescentes e até mesmo adultos. “Na verdade todos  alimentos industrializados têm alto teor de açúcar para agradar o paladar e o sódio para a manutenção. Eles podem causar alteração na corrente sanguínea”, advertiu.

Exemplo  destes alimentos preferidos pelas crianças e jovens são as batatinhas fritas, salgadinhos,  biscoitos, , salsichas, presuntos, sorvetes, achocolatados, sucos nas garrafinhas ou de caixas que os jovens têm livre acesso. A farmacêutica também enfatiza que  a ingestão destes alimentos, aliada à falta de prática de exercícios físicos levam crianças e adolescentes a terem hipertensão arterial.

Com esta alimentação inadequada, os jovens  acabam ingerindo quantidades de minerais e nutrientes muito acima do recomendado. E esta questão da alimentação leva a outro problema que pode interferir no aumento da pressão.
A obesidade infantil  que já atinge mais de um terço da população de crianças e adolescentes no país e os índices continuam aumentando. Diante destes dados, a especialista chama a atenção para o fato de que mesmo as crianças e adolescentes que não tenham predisposição hereditária,  para a doença, mas se alimentam destes produtos: “ Se tiver sobrepeso passa a ter a predisposição”, alertou.

Para Ferreira é fundamental a participação da família para que estes jovens adquiram bons hábitos  “No caso das crianças e adolescentes, os hábitos dos pais influenciam muito nas escolhas dos filhos. A família tem que apoiar e servir de exemplo”, aconselhou.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário