Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 12 de outubro de 2014

Feijão: aliado do emagrecimento!


Um dos alimentos preferidos dos brasileiros está em evidência. Um hábito abandonado pela população, segundo o Guia Alimentar da População Brasileira, que, em sua última publicação, evidenciou o consumo diário do grão em apenas 5% da população. Isto reflexo da adoção de hábitos inadequados que tomaram grandes proporções nos últimos anos, com a “necessidade” criada do emagrecimento, muitas pessoas deixaram de lado a comida tradicionalmente brasileira: arroz com feijão!
Mas o que muitos não sabem é o poder das leguminosas, como costumamos chamar, incluem, além dos feijões, lentilha, grão de bico e a soja, todos com alto valor proteico que, quando consumidos, levam o individuo rapidamente a sensação de saciedade, evitando o consumo de mais alimentos.
As proteínas presentes no feijão tem o poder de aumentar o ferro circulante, por isso a prevenção de anemias. Além disso, são fontes baixas de gorduras, sódio e ricos em minerais como potássio, manganês e zinco. Vale ressaltar que, no caso de anemias instaladas ou em estágios avançados, não é suficiente contar apenas com a fonte de origem vegetal, aliar a uma fonte de origem animal é mais eficiente.
A relação discutida nos dias de hoje sobre emagrecimento é a presença de uma glicoproteína importante presente no feijão, faseolamina é o nome dela e tem o poder de bloquear a enzima alfa amilase, que transformar o carboidrato em glicose, então, na teoria, o consumo de feijão faria contribui na diminuição de glicose, pelo aumento da excreção através das fezes. Como se sabe, que emagrecer é um conjunto de ações, envolve atividade física, aumento do consumo de frutas, verduras e legumes, aumento de líquidos e outras ações permanentes e não pontuais.
Outra vantagem das leguminosas é o baixo valor calórico, por isso pode ser acrescentada nas refeições para aumento de saciedade, sem comprometer o valor calórico diário. Para os diabéticos é uma excelente solução, já que suas propriedades estão ligadas com o metabolismo da glicose.
dica do Guia é: para cada 01 porção de feijão, 02 porções de arroz, combinação perfeita de aminoácidos como lisina, metionina e cistina.
Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário