Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Vitamina C todos os dias



A vitamina C (ácido ascórbico) é uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água), necessária para a produção do colágeno, ela tem ação antioxidante com função de combate a formação de radicais livres, responsáveis por doenças, em alguns casos,  irreversíveis, são as chamadas moléculas desalinhadas, que podem até causar câncer.
A privação de vitamina C, por tempo prolongado, leva ao escorbuto, doença, que por  anos assolou marinheiros que navegavam por longos períodos sem ingestão de frutas. Essa doença apresenta como primeiros sintomas, hemorragia na gengiva, desgaste nos dentes e sangramentos intensos, de difícil cicatrização. Ao ser descoberta a relação da vitamina C com o combate ao escorbuto, os marinheiros sempre levavam consigo sumo de frutas cítricas nas navegações.
Dentre as principais funções da vitamina C, ressaltamos o fortalecimento do sistema imunológico, aumento da disponibilidade de ferro (transformação de ferro férrico em ferro ferroso), fortalecimento das células ósseas, dentes, gengivas, vasos sanguíneos e processos de cicatrização.
A vitamina C contribui em períodos como a gravidez, quadros de anemia, problemas de pele (manchas, rugas, desidratação), aumento da proteção contra gripes e resfriados, além dos usuários de tabaco, nos quais há formação demasiada de radicais livres.
As frutas são as maiores fontes de vitamina C, principalmente as cítricas, porém alguns vegetais também contém boas quantidades da vitamina. A desvantagem é o preparo, pois a vitamina C se perde em altas temperaturas, ou seja, com o cozimento  perde-se boa parte desta vitamina.
Alimentos fontes de vitamina C: acerola, pimentão vermelho, goiaba, kiwi, brócolis, maracujá, mamão papaya, repolho, morango, laranja, couve flor, limão, mexerica, melancia e carambola.
Por ser uma vitamina hidrossolúvel, não há armazenamento no nosso organismo, por isso precisamos consumir diariamente, pelos alimentos fonte, com o devido cuidado no preparo e na distribuição.
Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário