A onda de bebidas prometendo energia cresceu muito no mundo todo, a vida corrida da população tem levado as pessoas a optar por métodos rápidos, que prometam mais energia, dispensando as indispensáveis noites de sono, tão importantes para nosso organismo.
Uma Universidade na França descobriu que o uso contínuo dessas bebidas pode causar prejuízos nas artérias, especificamente um estreitamento delas, chamado de angina, que pode evoluir para arritmia cardíaca e morte súbita.
Uma análise da composição das bebidas revelou que 96% contêm a quantidade de cafeína equivalente a um expresso de 250 ml, perigoso ao organismo humano, já que a cafeína age como agonista dos receptores de rianodina, que leva a liberação alta de cálcio, prejudicando a capacidade do coração utilizar o oxigênio.
No estudo, muitos casos de mortes por doenças cardiovasculares, foram computados, portanto, a melhor opção é não consumir as bebidas energéticas. Para quem precisa de mais energia no dia a dia, existem ações melhores como:
- Exercícios físicos regulares;
- Consumo de alimentos ricos em fibras, evitando açúcares e gorduras;
- Evitar o consumo de bebida alcoólica, aumenta a sensação de cansaço e sonolência;
- Beba muita água durante o dia, hidrate-se;
- Evite muitas horas de jejum, estágios de hipoglicemia que, em geral, geram tonturas, desmaios, prejudicando o restante do dia.
Fonte: Meu Nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário