Fruta tipicamente brasileira, a jabuticaba tem utilidade para várias enfermidades. Entre outras funcionalidades, o fruto pode ser usado no controle da diabetes. Um estudo recente da Universidade de São Paulo (USP) apontou a fruta na capacidade de reduzir em até 62% os níveis de açúcar no sangue. A jabuticaba também combate distúrbios intestinais, colesterol alto, e diminui riscos de doenças cardiovasculares e do câncer de colón. Cada parte da jabuticaba é rica em nutrientes diversificados.
"A polpa da fruta contém ferro, fósforo, vitamina C e niacina. Oferece também carboidrato como fonte de energia e é rica em vitaminas e minerais", explica o nutrólogo do Hospital Villa-Lobos, André Veinert. De acordo com o especialista, a casca possui muitas fibras, entre elas a pectina, uma importante aliada no combate à diabetes.
"Essa fibra contribui para que os níveis de açúcar no sangue sejam mantidos próximos da normalidade", detalha. Em relação ao ferro e ao fósforo presentes na jabuticaba, o nutrólogo atenta para a importância do ferro e do fósforo presentes no fruto que ajuda na prevenção de anemias e no fortalecimento dos ossos e no metabolismo de energia, respectivamente.
Fonte: INGR
Nenhum comentário:
Postar um comentário