Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 25 de outubro de 2014

Você conhece os tipos de vitamina A?


A vitamina A pode ser encontrada de duas formas: vegetal e animal; sua principal fonte, melhor absorvida pelo corpo é a de origem animal, encontrada principalmente em peixes, fígado, carnes, gema de ovo, leite e derivados integrais.
Outra fonte alternativa é a vegetal (carotenóides), encontrado em frutas e vegetais de cor amarelo-alaranjada, como nectarina, pêssego, maracujá, manga, laranja, mexerica, pimentão amarelo, cenoura, abóbora, milho, grão de bico, cominho e, em menores quantidades, em vegetais verdes folhosos.
A principal diferença entre elas é o tamanho da molécula. A molécula dos denominados carotenóides é muito grande, exigindo maior esforço do organismo para quebra e absorção, o que dificulta sua ação no nosso corpo.
Como todo nutriente, devemos sempre consumir uma quantidade adequada ao nosso biotipo, o excesso de vitamina A produz efeitos colaterais tóxicos, resultando em náuseas, vômitos, diarréia, perda de cabelo, problemas de pele e visão, menstruação irregular, dores de cabeça e inchaço do fígado. Por ser sintetizada no fígado, o excesso pode sobrecarregar e restar carotenóides intactos na circulação, que causam mãos e solas dos pés bem amarelados.
Uma das principais funções da vitamina A está no sistema imunológico, ela ajuda na manutenção do organismo, mais forte e menos suscetíveis a doenças e infecções. Outra função primordial é o aumento da quantidade de colágeno, prevenindo a flacidez, comum nos processos de emagrecimento.
A poderosa vitamina A ainda é capaz de prevenir cânceres de pele, por ser um nutriente importante no sistema antioxidante e ter sua função intimamente ligada a pele.
Uma dieta balanceada com quantidades adequadas de alimentos fonte de vitamina A, podem favorecer a ter uma pele mais saudável, fortalecimento da função imunológica e importante ação antioxidante possibilitando ao nosso corpo a ficar mais preparado para o cotidiano diário.
Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário