Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Óleo: um mal necessário!


Falar de óleo sempre nos remete a alto valor calórico, prejuízos à saúde, gorduras, aumento de peso, colesterol, infartos e problemas cardíacos, não é mesmo?
Nem todas as informações são verdadeiras, ou têm tanta gravidade, se há um alimento essencial para a saúde, é o óleo.
Após uma boa leitura dessa reportagem, com certeza irá mudar seu olhar e incluir no seu dia a dia fontes alimentares ricas em gordura de boa qualidade.
Umas das principais funções do óleo é transportar as vitaminas lipossolúveis.  São chamadas de lipossolúveis as que dependem de gordura para seu transporte no organismo, ou seja, sem a presença do óleo, não ocorre o transporte, consequentemente, carências alimentares importantes.
Vitaminas dependentes de óleo:
  1. Vitamina A: presente nos alimentos amarelo alaranjados como abóbora, tomate, cenoura, além de alimentos de origem animal, ricos em gordura, como leite e derivados integrais, manteigas, óleos, e peixes. Esta é uma vitamina antioxidante, pode prevenir cânceres de pele, manter a oleosidade natural e necessária da pele, além de da nutrição necessária para os olhos, já que sua função está intimamente ligada a cegueira notura;
  2. Vitamina D: proveniente principalmente do sol (10 minutos diários, sem uso de protetor solar). Na alimentação, em menor quantidade, é encontrada nas manteigas, óleos e ovos. Está vitamina é essencial para prevenção de doenças ósseas!!! Auxilia na absorção do cálcio e do fósforo, fornecendo energia ao organismo;
  3. Vitamina K: presente nos vegetais folhosos verdes escuros, grãos e cereais integrais. Age diretamente em processos de coagulação e manutenção da ligação de íons de cálcio nos ossos. Ou seja, ter a vitamina K equilibrada evita hemorragias e processos de trombose.
  4. Vitamina E: presente nas sementes e óleos. É uma vitamina que age diretamente no transporte reverso do colesterol e reduz o colesterol ruim na corrente sanguínea.
Ainda parece pouco? As gorduras também são partes estruturais de neurotransmissores e hormônios sexuais. Não se vive sem gordura.
Portanto, acrescente diariamente pequenas quantidades de gordura, como castanhas do pará, amêndoas, avelãs, nozes, azeites, óleos, margarinas, manteigas, queijos amarelos, leite e iogurte integrais.
Como sempre, é extremamente importante um balanço nutricional. Todo consumo sem exagero é saudável!
Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário