Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Como usar corretamente os suplementos alimentares ?


Afoitas para atingir rapidamente objetivos impostos por uma “ordem mundial de padrões físicos e atléticos”, algumas pessoas lançam mão do uso de tudo que possa ajudá-las. Muitas vezes sem saber a real serventia daquilo que estão comprando e ingerindo.
 
O uso de suplementos alimentares é um exemplo disso. Eles servem como um complemento, fornecendo os nutrientes que não se consegue por meio da alimentação, mas sua utilização deve ser prescrita por especialistas e de acordo com a atividade praticada e as características de cada pessoa. Para os corredores, por exemplo, que é importante analisar o treinamento do atleta quanto à duração, intensidade e horário.
 
Vamos conhecer alguns suplementos e a forma mais adequada de utilizá-los:
 
- Carboidratos de média e rápida absorção, como a maltodextrina, fornecem energia para a manutenção do exercício, retardando a fadiga, pois cuidam dos estoques de glicogênio, determinantes nesse processo e que estão presentes no fígado e na massa muscular.
 
- Proteínas e aminoácidos, representados pelo whey protein, albumina, BCAA (mix de aminoácidos essenciais composto por leucina, isoleucina e valina) e glutamina, têm como objetivo suprir o organismo desses compostos importantes para a recuperação muscular, uma vez que o desgaste físico de um corredor atinge, em sua maioria, a massa magra e compromete o seu desempenho.
 
- Isotônicos, bebidas com maltodextrina e minerais, como o sódio, potássio, zinco e magnésio, são utilizadas na hidratação durantes exercícios de longa duração, principalmente em climas quentes e úmidos.
 
- “Bebidas de recuperação”, um combinado de carboidratos, proteínas, BCAA, glutamina, alguns minerais e vitaminas que, consumido imediatamente após o treino, fornecem ao metabolismo os nutrientes fundamentais para o início de um processo de recuperação bem eficiente.
 
Muito cuidado! Não confunda suplementos com…
 
- Produtos que contêm substâncias pré-hormonais em sua composição (testosterona, GH, nandrolona, insulina. DHEA, sillax officinalis, tribulus terrestris, entre outros). Eles causam inúmeros efeitos colaterais que com certeza não valerão o investimento e quem sofre é a sua saúde.
 
- Complexos multivitamínicos e antioxidantes usados para combater o estresse oxidativo da corrida, responsável pela incidência de contusões e infecções virais ou bacterianas, devido à queda da resistência imunológica.
 
Evite
 
- O uso de suplementos sem a prescrição de um profissional competente. Mesmo aqueles suplementos que parecem menos inofensivos, como uma maltodextrina, por exemplo, podem não ser ideais para você ou não trazer os resultados que espera ou então, gastar o seu dinheiro à toa, sem necessidade alguma de suplementação.
 
- Produtos cujos estudos comprovam que podem causar danos à saúde como os termogênicos, que elevam a taxa metabólica basal, mas podem provocar hipertensão, arritmia cardíaca, irritabilidade, dores de cabeça, entre outros sintomas. Ou o CLA (ácido linoléico conjugado) que tem por objetivo a queima de gordura, mas a sua ingestão é perigosa, visto que ainda não existem estudos que comprovem o seu benefício em humanos.
 
- Substituir uma refeição equilibrada, como o bom e saudável arroz, feijão, salada e bife acebolado brasileiro, pelo uso contínuo de suplementos.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário