Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Serie: Os padrões de dieta do brasileiro - Açúcares




Continuando a nossa série, hoje quero comentar um padrão que é rico em açúcares/carboidratos.

Ela é bem comum mas não corresponde a quase 100% das pessoas não. A mais comum delas, falaremos em outra  matéria. Nessa aqui a gente vê muito aqueles amantes dos bolos, pães, café e chocolate!


Segue então um exemplo resumido de como esse padrão funciona:




O que fazer?

- essa dieta é altamente viciante então sugiro que você enfrente um período de abstinência porque quanto mais açúcar você consumir, mais vontade vai ter de comer;

- enfrentada a abstinência, consuma no máximo 1 alimento contendo açúcar por dia!

- cuidado com a quantidade de arroz, massa e pão – vão te dar a falsa sensação de você não pode VIVER sem eles! Escolha um e consuma no máximo 1 vez ao dia;

- ELIMINE ou reduza consideravelmente o refrigerante e suco artificial da sua vida – não tem nada que se possa aproveitar nesses industrializados e normalmente são eles que iniciam o vício do açúcar. Reduzir significa tomar 1x/semana apenas 1 copo/dia.

Tem mais uma coisa: dieta rica em açúcar causa desidratação portanto quando consumir esses alimentos, tome mais água que o usual – seu rim agradece!

E é isso, essa dieta é típica dos deprimidos e das pessoas TENSAS, em especial as mulheres. Isso porque nós já sofremos alterações maiores no nosso nível de serotonina que é o hormônio do bem-estar. Os açúcares aumentam a disponibilidade desse hormônio na corrente sanguínea e isso dá aquela sensação ÓTIMA de que está tudo bem! E depois, fica tudo mal! – porque é claro, sua glicemia vai cair e aquela lezera volta.

Fuja desse jeito de alimentar o quanto antes, eles representam um passo pra obesidade e depressão.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário