Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Hábito alimentar que você precisa mudar hoje: Misturar emoção com comida!


Você VIVE sem isso?
E sem isso, você VIVE?
Eu já sei sua resposta, mas..sem essa aqui, dá pra VIVER?
Está aí um dos hábitos mais comuns de ver na alimentação de qualquer pessoa, brasileira ou não. Nossas emocões parecem estar sempre a flor da pele e tudo que acontece de negativo acabando nos afetando mais do que deveriam. E o remédinho mais fácil e rápido que cura temporariamente mau-humor, irritação, insônia, TPM e ansiedade que eu e todo mundo conhece é a COMIDA!
Vamos fazer um teste? Se responder SIM para mais de uma questão abaixo, então você já misturou emoção com comida:
- Na TPM, já recorreu para o chocolate?
- Antes de dormir, já tomou leite quente pra ajudar no sono?
- Quando nervoso ou irritado, toma ou já tomou bebida alcóolica?
- Quando nervosa ou irritada, já foi na doceria mais bacana comer 1 ou mais doces?
- Em períodos de muita ansiedade, você come várias vezes no dia, beliscando?
- Quando alguma coisa ruim acontece, você come pensando no que aconteceu e quando vê comeu mais do que deveria?
- À noite, ou quando está sozinho(a), sente mais fome que o normal?
- Perde ou ganha apetite quando está triste, desanimado ou preocupado?
E aí? pra quantas respostas você disse sim?
Eu diria que misturar emoção com comida é uma faca de dois gumes: você realmente se sente bem no momento mas depois isso volta a acontecer com uma frequência diária sem que você perceba. E aí que mora o problema, porque é quando você não vê mais o que está acontecendo, você não escuta mais seu corpo. Os sinais vão vindo e a gente acaba achando que é tudo normal ou pior, acaba aceitando aquele prazer momentâneo que afinal está tão a mão, tão fácil. E quando a coisa estiver nesse ponto, você já está literalmente viciado em comer. É, vício, igual a qualquer substância nociva que a gente conhece, ouve falar e vê por aí.
E aí, vocês podem dizer: Ah mas vício em comida não mata…..
E eu digo, obesidade e anorexia nervosa não mata? Ah mata, e aos poucos. Esses dois extremos que citei de exemplo são casos de relações deturpadas com a comida onde a convivência entre as partes está completamente mal resolvida porque se tornou viciante. Gary Wenk, autor do livro Your brain on food, nos fala bastante sobre alimentos opióides do cérebro, ou seja, os alimentos que mais viciam o sistema nervoso. Entre eles estão: chocolate, café, açúcar, refrigerante, arroz, pão e laticínios.Percebeu que os mais perigosos de consumir em excesso são também aqueles que você não VIVE sem?
Por isso eu sempre digo que até que se torne um vício, os alimentos podem ajudar positivamente mas quando passa disso já se torna um problema emocional. E problemas emocionais, a gente não trata com a comida. Segundo o nosso amigo dicionário, emoção siginifica “abalo moral ou afetivo; pertubação, geralmente passageira, provocada por algum fato que afeta o nossoespírito..”
Então me fala, como é que você nutre o seu espírito?
Complexo né? mas pensa nisso!
Fonte: Inteligência Nutricional

Nenhum comentário:

Postar um comentário