Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Há problemas com a alta ingestão de proteínas?


A proteína sempre foi um nutriente muito discutido já que tem papel importante em qualquer tipo de dieta. Por ser um nutriente tão debatido, a sua ingestão sempre foi um tema cercado de mitos e discussões. E um dos maiores, se não o maior deles, seria o mito que sempre escutamos que “comer muita proteína ocasiona problema nos rins”.

Esse é um mito que vem sendo passado por muito tempo e tenho certeza que muitas pessoas e profissionais da área ainda acreditam nele. Porém, esse mito nunca foi comprovado pelos artigos que estudam essa relação de alta ingestão de proteína e problemas renais, obviamente que quando falamos que essa alta ingestão não acarreta danos renais, estamos falando de pessoas saudáveis, indivíduos que não possuem histórico de doenças e alterações renais.

Os estudos realizados sobre o assunto demonstram que o que ocorre é um aumento da filtração glomerular, mas esse aumento seria apenas uma adaptação fisiológica do próprio organismo, essa alteração não acarretaria em futuros problemas renais. E quando falamos de uma dieta hiperproteica, muitos pensam em enormes quantidades de carnes, suplementos e outras fontes de proteína, porém pelas recomendações do que seria uma dieta hiperproteica, a maioria da população que consome carnes em suas refeições, que tem o hábito de ingerir ovos, leites e seus derivados, chega facilmente a uma quantidade que já é considerada dieta hiperproteica. Então se esse mito fosse verdade, grande parte da população estaria exposta a uma situação que poderia desencadear problemas renais, o que não é assim que acontece.

Quando falamos de alta ingestão de proteínas sempre se pensa em indivíduos que buscam aumentar a sua massa muscular, porém uma dieta hiperproteica também possui papel importante quando estamos falando de perda de peso, principalmente pela questão da saciedade que a proteína proporciona e também pelo o seu efeito termogênico. Mas a alta ingestão de proteína não é só importante quando falamos de estética e performance, a proteína tem papel fundamental no tratamento de diversas patologias, pós cirurgias e em diversos outros tratamentos.

Mas antes de saírem aumentando a quantidade de proteína da dieta, procurem um nutricionista para que ele te ajude a adequar a sua alimentação, uma dieta equilibrada é um conjunto de vários fatores, se o resto da sua alimentação não estiver correta para o objetivo que deseja não adianta sair por ai se entupindo de proteína que os resultados não virão.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário