Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 9 de junho de 2012

E até feirante virou Nutricionista



O ditado costuma dizer “de médico e louco todo mundo tem um pouco”.... e eu digo que: "de Nutrição todo mundo ACHA que entende muito!" 

Hoje ouvi até o feirante falando que era quase um Nutricionista ao tentar vender suas verduras, só porque ele sabe que as verduras têm vitaminas. Em contrapartida, também assisti 3 matérias na TV que me preocuparam.

É incrível como a alimentação tem sido tema recorrente em todos os horários e canais na TV. A todo momento fala-se de uma fruta, uma nova dieta, uma nova pesquisa sobre os benefícios de um alimento, entre outros.
 
Enfim, Nutrição nunca esteve tão na moda!

O preocupante é que muitas vezes essa “avalanche” de informações é transmitida de maneira incompleta, ou consultam profissionais despreparados para falar sobre o assunto ou, até mesmo, a pessoa que assiste se prende apenas ao “faz bem”, “não engorda”, “poucas calorias”, palavras de uso comum nessas matérias.

As matérias que assisti hoje falavam sobre antioxidantes, chocolates e glúten. O que me chamou a atenção foram as entrevistas nas ruas, mostrando que de Nutrição as pessoas estão é bem carentes de informação! Na dos antioxidantes, algumas não faziam a menor ideia do que eram. Mas a de chocolates e glúten, essas foram as que me preocuparam...

Muitos entrevistados já sabiam que o chocolate “faz bem”, mas não sabiam em quais quantidades, bem demonstrada na pergunta “chocolate Diet pode ser consumido à vontade?”. É assim que as informações são transmitidas, infelizmente as pessoas aprendem que “faz bem”, mas acham (erroneamente) que isso é sinônimo de “oba, posso comer o quanto quiser!”, acreditam que “diet” é sinônimo de “não engorda” e por aí vai...

O glúten tem sofrido restrições até com as pessoas que não são celíacas, pois alguns famosos andaram retirando ele da dieta em busca de quilos a menos na balança. O “contém glúten” ou “não contém glúten” está em todas as embalagens de alimentos, porém, após a matéria que assisti, acredito que apenas aqueles que são celíacos ou conhecem algum celíaco realmente sabe o que essa informação significa e o porquê dela estar ali na embalagem. Parece que o que fica para os leigos é que glúten deve ser  algum tipo de "veneno" colocado nos alimentos.

Nutrição “está na moda” porque cada vez mais tem sido associada à boa saúde e por isso que me preocupa essa carência de informação. Claro que passam informações boas sim, mas é importante saber filtrar o que é falado e, principalmente, saber que o “faz bem”, “poucas calorias” e “ajuda a emagrecer” não quer dizer “liberado, coma o quanto quiser!”, da mesma maneira o “pode fazer mal”, “engorda”, “tem muitas calorias” também não deve ser encarado como “proibido, não passe nem perto!”. Em ambos os casos, lembre-se de uma palavra: equilíbrio!

E se, após aquela matéria na TV, você quiser experimentar novos alimentos, ótimo! Mas cuidado com mudanças radicais e exageros em busca de milagres prometidos. 

Ficou com dúvida? Procure o Nutricionista, que é o melhor profissional para falar sobre os alimentos e montar um cardápio individualizado, que atenda todas as suas necessidades!

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário