Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Comportamento alimentar de executivos


Que uma alimentação balanceada é um dos pilares para manter uma boa saúde todo mundo sabe, mas se perguntarmos quem consegue se alimentar dessa forma, muitas pessoas alegam que não conseguem se alimentar bem por falta de tempo. Parece impossível imaginar uma pessoa que não tem tempo de comer, mas, se essa pessoa for um executivo ou um empresário esse comportamento é mais comum do que imaginamos.

Reuniões em horário de almoço, muitas viagens, coffee breaks com bolachinhas recheadas, salgadinhos, refrigerantes, máquinas de salgadinhos e doces como única opção de refeição nos intervalos.... São inúmeras as situações relatadas por executivos que dificultam uma alimentação saudável, mas são poucos os que têm consciência do impacto desse comportamento na sua saúde.

Uma alimentação rica em gorduras, açúcares, alimentos industrializados, álcool e com poucas refeições ao longo do dia não vai interferir somente no ganho de peso. Quando a pessoa fica longos períodos sem se alimentar, o corpo encara isso como uma agressão e produz um hormônio chamado cortisol. O cortisol é o hormônio do estresse que por sua vez aumenta a produção de insulina, outro hormônio que interfere no metabolismo de gordura. Uma dieta rica em açúcar e alimentos refinados também irá elevar a produção de insulina.
 
O grande problema é que esses alimentos oferecem um tipo de energia que se esgota rapidamente o que faz com que nosso corpo tenha que se manter funcionando sem seus recursos normais, o que nos proporciona um cansaço e um desgaste físico e mental muito grande. Além disso, açúcares servem de alimentos para fungos e bactérias patogênicas, favorecendo sua multiplicação e desequilibrando nosso sistema imunológico. 

Alimentos industrializados também são pobres em nutrientes e o seu consumo excessivo e regular pode nos levar a desnutrição. Muitas pessoas também acabam desenvolvendo alergias e sensibilidades a aditivos alimentares, que são utilizados em alimentos industrializados, pelo consumo excessivo.

Ao observar esse breve cenário de saúde, ou melhor, da falta dela, que uma alimentação desequilibrada pode causar e fácil de imaginar o quanto nosso desempenho profissional pode ser afetado. Um executivo que estima sua carreira não pode deixar sua saúde de lado.
 
Muitas empresas já oferecem recursos para seus funcionários como oferta de frutas e lanches saudáveis nos intervalos das refeições, as alternativas de coffee break estão bem menos gordurosas, oferta de nutricionistas para realizar consulta para seus funcionários dentro da empresa, restaurantes com refeições balanceadas, enfim, já existe um olhar positivo para o cuidado com a alimentação. 

Agora, mesmo que a empresa para que trabalha não ofereça esse tipo de benefício, não deixe de fazer sua parte. Se possível procure orientação de um profissional que irá elaborar um plano alimentar individual de acordo com sua rotina e necessidades. Pode parecer estranho levar alguns alimentos para o trabalho, mas temos certeza que isso servirá de motivação para alguns colegas que também estão precisando de ajuda! 

O importante é fazer a sua parte e buscar se alimentar de forma mais saudável. A sua saúde agradece e sua carreira também!

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário