No processo de envelhecimento, a alimentação adequada é fundamental para evitar desconfortos no dia a dia, como gases, má digestão, prisão de ventre, azia e refluxo, além de evitar e/ou retardar o surgimento de doenças cardíacas, doenças reumáticas, osteoporose, artrite, artrose, Alzheimer, Parkinson, câncer, obesidade, desnutrição, entre outros.
Na melhor idade há também maior dificuldade para mastigar devido à presença de cáries, próteses dentárias inadaptadas, dentaduras defeituosas ou mal conservadas; perda do olfato e da palatabilidade e diminuição na sensação da sede podendo levar à desidratação.
A desidratação pode ser prevenida com o consumo de bastante líquido ao longo do dia, dando preferência à água, mesmo não sentindo sede. É fundamental oferecer água ao idoso!
Também nesta fase há uma diminuição da produção de algumas enzimas digestivas, diminuição dos movimentos peristálticos (do intestino) e algumas alterações no organismo que favorecem a má digestão e absorção dos alimentos e consequentemente maior risco de desnutrição.
A desnutrição na melhor idade pode ser prevenida seguindo algumas orientações:
1. Fazer preparações de fácil digestão preferindo carnes macias, carne moída e carne de panela;
2. Fazer todas as refeições do dia, evitando substituir a as refeições principais por biscoitos, chás e leite;
3. Consumir alimentos variados e coloridos, evitando ingerir sempre os mesma preparação;
4. Preferir alimentos in natura aos industrializados que contém muito sódio, conservantes, açúcares e gorduras não benéficas;
5. Oferecer alimentos atrativos e saborosos, melhorando assim o apetite do idoso.
Confira abaixo uma Tabela bem prática com indicações interessantes de alimentos e nutrientes ideais para uma excelente nutrição na melhor idade!
Fonte: Meu Nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário