Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Excesso na ingestão de refrigerantes aumenta risco de AVC


Por outro lado, estudo aponta que consumo de café - comum ou descafeinado - está associado a menor risco de AVC

Pesquisadores do Cleveland Clinic's Wellness Institute e da Harvard University, nos Estados Unidos, afirmam que consumo elevado de refrigerantes (com açúcar ou light)está associado a um risco aumentado de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Por outro lado, pesquisa sugere que consumo de café (comum ou descafeinado) está associado a menor risco de derrame. Pesquisas anteriores já haviam relacionado o consumo de refrigerantes à obesidade, diabetes, pressão alta, colesterol alto, gota e doença arterial coronariana.

A pesquisa analisou o consumo de refrigerantes entre 43.371 homens que participaram do Health Professionals Follow-Up Study entre 1986 e 2008, e 84,085 mulheres que participaram do Nurses' Health Study, entre 1980 e 2008. Durante esse tempo, 2.938 derrames foram documentados entre mulheres e 1.416 em homens.

Em refrigerantes, a carga de açúcar pode levar a um rápido aumento da glucose no sangue e insulina, que, ao longo do tempo, pode conduzir a intolerância à 

glicose, resistência à insulina, e inflamação. Estas alterações fisiológicas influenciam no desenvolvimento de condições como aterosclerose e trombose, 

que se configuram como fatores de risco para acidente vascular cerebral isquêmico. Resultados ainda fornecem evidências de que o risco de AVC relacionado ao consumo de refrigerantes é maior entre mulheres.

Em contraste, o café possui ácidos clorogênicos, lignanos e magnésio, que atuam como antioxidantes capazes de reduzir o risco de derrame. Quando comparada com uma porção de refrigerante, uma porção de café descafeinado foi associada a um risco 10% menor de acidente vascular cerebral.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário